sábado, 31 de outubro de 2015

Os 5 Solas - Conhecendo a Reforma Protestante - Parte 04


Estaremos nos estendendo um pouco mais com a nossa série sobre Conhecendo a Reforma Protestante, pretendíamos encerrar hoje, mas vamos avançar um pouquinho mais. Caso não tenha acompanhado os posts anteriores, veja nos links abaixo. No mais, aguardamos os seus comentários e considerações. 


--

Hoje, dia 31 de outubro, voltamos com o quadro em homenagem a um movimento que ocorreu há exatos 498 anos: A Reforma Protestante! Trataremos especificamente sobre os cinco pontos que ficaram conhecidos como "5 solas", e que dão base para toda construção desse grande avivamento. Lembrando que são pontos que rebatem as ideias pecaminosas e antibíblicas que estava inserida na cultura, economia, ciência e religião daquele momento histórico.

(Como não consegui nada oficial a respeito da ordem dos pontos, usei a que achei mais coerente!)

Sola Gratia (Somente a Graça)
Antes de existir mundo, houve Graça. O Cordeiro de Deus foi imolado desde a fundação do mundo (Ap 13:8).  É exclusivamente pela graça, mediante a fé (vamos falar desse "mediante a fé" no Sola Fide rs), que somos salvos. Eu gosto de pensar que o Sola Gratia diz respeito àquilo que Deus fez por nós e o Sola Fide se trata do que fazemos em resposta ao que Ele fez.
Os reformadores se opuseram à Igreja Católica nesse ponto, pois para o clero a salvação era conquistada, portanto, a não receberíamos imerecidamente a salvação. Seria uma espécie de o homem "faz por onde" pra receber a salvação, ou seja, por meio de jejuns, esmolas, trabalhos piedosos e sacrifícios. Então a ideia desse ponto é mostrar que não há outra forma de ser salvo, senão pelo favor imerecido de Deus.

Sola Fide (Somente a Fé)
Esse ponto está tão ligado ao primeiro que é até possível se confundir. Aqui está a resposta do homem à Graça que, antes, lhe foi concedida. O clero afirmava que para manter-se salvo era preciso fazer uma série de coisas, havia até um jeito de salvar aqueles que estariam no purgatório, que não foram tão boas pessoas em vida. Ou seja, a fé não era suficiente no processo de resposta à salvação.
Perceba que estou sendo bastante repetitivo com a ideia da fé ser "resposta", pois não podemos pensar que a fé age em conjunto com a Graça para a salvação. É a Graça de Deus que nos salva, a fé é manifestação de que fomos salvos. Ou seja, as boas obras que pratico (coisa que provem de fé) não me salvam, elas manifestam que fui salvo (coisa que provem da Graça).  Pode parecer um pouquinho confuso, releia com calma para entender! rs

Solus Christus (Somente Cristo)
A ideia de se confessar para o padre traz um entendimento que é ele quem intermedia o perdão divino. O Papa e aqueles que são canonizadas são venerados pelos fieis, além disso, naquela época a igreja tinha instituído Maria como corredentora com Cristo, os santos como intercessores e o culto às imagens. Mas a reforma veio dizer que só há um mediador entre Deus e os homens, só há um que merece glória e veneração, e esse é Jesus, o Cristo. Ele é a expressão exata do ser de Deus (Hebreus 1:3), Ele é a Palavra, o Logos divino. Foi Somente Cristo que padeceu por nossos pecados e está a direita de Deus intercedendo por nós!

Sola Scriptura (Somente a Escritura)
As declarações do Papa e as definições dos concílios católicos têm a mesma autoridade da Bíblia. Lutero combateu isso veementemente, afirmando que somente a Bíblia é o parâmetro, ela é quem dá a resposta final e definitiva em discussões. Há muito tempo existem pessoas que tentam tirar a credibilidade da Bíblia, uns alegam que ela pode muito bem ter sido adulterada, já que nem existem mais os manuscritos originais. Mas essa fala demonstra ignorância, pois existe um estudo muito meticuloso, conhecido como "crítica textual", é uma ciência muito densa que demonstra que a nossa fé está baseada primeiramente no Deus que tem poder de manter Sua palavra pura, mas também num estudo apurado, muitas outras coisas poderiam ser citadas para reafirmar a exclusividade da Bíblia como autoridade doutrinária para a Igreja!

Soli Deo Gloria (Somente à Deus a Glória)
Esse é o único ponto que, em todos os locais que encontrei, ele estava por último. E não a toa, todos os pontos anteriores são manifestações da Glória de Deus. A Graça que Ele nos concede, a fé, que é um dom dEle, Cristo, o Filho enviado por Ele, a Palavra dEle, tudo vem dEle, por Ele e para Ele. E como Paulo encerra: "a Ele, pois, seja a glória eternamente, amém!". A Glória é somente dEle!

--

Lembramos que estamos fazendo uma pesquisa sobre o assunto. Acesse o link e nos ajude, são apenas 04 perguntinhas (Prorrogamos o prazo dela também). Além disso, fique à vontade para comentar e enviar suas observações. Prorrogamos os resultado para que mais pessoas possam participar!




Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário