Como Funciona?

No Blog da nossa irmã FEUAC, encontramos um verdadeiro tratado sobre o funcionamento de Uniões e Federações da UIECB, no caso deles é de Adolescentes, mas nós vamos apenas alterar o texto para a mocidade, conservando o direito de autoria a ela... kkkk


Existem algumas subdivisões que são muito importantes que você entenda. Pois é a partir delas que haverá a compreensão de como são organizados os Jovens Congregacionais.

Vamos começar do mais simples: Você faz parte de uma Igreja Evangélica Congregacional, e dentro dessa igreja existe um grupo de Jovens. Esse "grupo de Jovens" se chama União de Mocidade Evangélica Congregacional, a UMEC. Para que serve essa UMEC? Muuuuuita coisa!


A UMEC precisa dar assistência aos jovens que fazem parte dela, ouvindo-os, orando por eles, dando explicações, exortando, conversando, lendo a Bíblia, entre outras atividades; A UMEC também deve organizar eventos,  não significa que precisa ser algo de grande porte, mas que alcance outros jovens, e que proporcione aos seus membros experiências em relação a evangelização, comunhão, entre outras coisas.

A representação da UMEC é basicamente formada por uma diretoria que inclui  Presidente, Vice-Presidente, Secretário, Tesoureiro e Conselheiro, claro que a depender da realidade, secretarias e tesourarias podem ter cada um os seus vices, visse?! rs! (Mas isso não significa que você, que não faz parte da diretoria, não é da UMEC nem possa participar de ADR's (depois explicaremos o que é uma ADR)!!)


  • Presidente: Tem que estar por dentro de tudo que ocorre na UMEC que ele faz parte, e também na FEMEC (Olha nós aqui!!). Pois ele que leva às ADR's um relatório de sua Mocidade, falando de atividades que aconteceram, de projetos para o futuro e muito mais, além de também levar pedidos de oração, sugestões, entre outros. 
  • Vice-Presidente: Auxilia o presidente, dando suporte a ele (por exemplo, quando ele não pode participar de uma reunião, o vice esta lá)
  • Tesoureiro: Mexe com as finanças da UMEC, ele que faz os balancetes, as arrecadações, os depósitos da FEMEC e outras atividades financeiras.
  • Secretário: Ele deve anotar, e registrar em ata, todas as atividades da UMEC (atas de reuniões, eventos, acampamentos, congressos, ADR's).
  • Conselheiro: Como já diz no nome, ele é o que aconselha, é fundamental que ele tenha mais experiência para dizer o que pensa em relação a algo que a diretoria tem em mente, ou dar uma sugestão. Ou seja, ele dá um suporte.




A UMEC é mais ou menos isso ai. Vamos agora "diminuir o zoom" pois você já entendeu o que é e quem faz parte.


Vamos agora entender a FEMEC. 

A nossa denominação, dividiu o Brasil em várias regiões, que facilitam na administração, não estou falando de geografia! rsrs Nós fazemos parte da 34º região (que possui os estados de Sergipe e o Leste/Sul da Bahia). O conjunto das UMEC's de uma região (34º, no nosso caso) forma a Federação de Mocidades Evangélicas Congregacionais, FEMEC. A diretoria da FEMEC é do mesmo estilo que a da UMEC (Presidente, Vice, Tesoureiro, 1º e 2º Tesoureiro, 1º e 2º Secretário e Conselheiro!). A FEMEC se reúne nas ADR's.



ADR é a sigla de "Assembléia Deliberativa Regional". Tá, mais o que é isso???


Bom, vamos primeiro tentar explicar para que serve:

A ADR ocorre basicamente em um fim de semana, normalmente na sexta a noite temos um culto de abertura, no sábado ocorrem as plenárias, que tem como objetivo ouvir as igrejas/congregações/campos representadas, assim como os balancetes, relatórios, atas, entre outras coisas que se você já participou de uma assembléia em sua igreja (isso você sendo Congregacional, é claro!kkkk) terá uma idéia de como funciona.

Há também a divisão das Federações (FEUAC/FEMEC/FEUAF...) em que ocorrem as reuniões, e é ai que você, Jovem Congregacional, entra! Nas reuniões da FEMEC ouvimos você, que tem dúvidas, quer compartilhar um evento que a UMEC de sua igreja está promovendo, quer pedir oração, tem sugestões, entre outros. A ADR também nos dá a oportunidade de conhecer gente de outras UMEC's, conversar com elas, rever amigos que você fez já em outros encontros. É um ótimo momento no qual estamos com nossos irmãos em Cristo!



Agora que você já tem mais ou menos uma idéia do que é uma ADR, para que serve, qual o seu papel nela, vamos falar da localidade:

A ADR não tem uma localidade fixa. Portanto ela é realizada em várias igrejas (obviamente, igrejas da 34º Região), mas você pode ficar sabendo olhando nossa página #Agenda.

Uma ADR é tudo de bom, quem vai sabe disso! Nos divertimos bastante lá com outras pessoas. Mas devemos tomar cuidado para não confundir as coisas. ADR não é acampamento ou congresso, nós nos divertimos sim, mas não vá pensando que é simplesmente lazer. Lá tomamos decisões sérias, precisamos ir com o intuito principal de fazer a obra do nosso Senhor pois temos nossa responsabilidade!



O Conjunto de FEMEC's forma a COMEC, que significa Confederação de Mocidades Evangélicas Congregacionais, o sistema é exatamente o mesmo da FEMEC (diretoria, reuniões, que em vez de ADR's são feitas em Reuniões da Junta Geral, que é a nível nacional)



Espero que tenha dado para entender!

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!




2 comentários:

  1. Fazendo uma ressalva sobre a COMEC ela poderia acontecer mais dentro de um eixo onde favorecesse a maximização de colaboradores. Geralmente elas acorrem mais no RJ, se é uma Confederação essa reunião de junta geral deveria ser feita em cada polo onde se tenha uma Federação estabelecida. Penso eu!

    ResponderExcluir
  2. com certeza Darlison, dessa forma todos terão acesso, mudando de assunto; gostei muito da explicação sobre UMEC E FEMEC, estou começando um trabalho em nossa igreja no bairro CABULA em SALVADOR e pretendo conhecer cada vez mais a funcionalidade das organizações.

    ResponderExcluir