sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Reivindicação, Reclamação e Assédio - #DeTudo1Pouco



      Após falarmos sobre Trapaça, Corrupção e Reivindicação, o Pr Antonio Jackson (IEC Família em Cristo - Feira de Santana/BA) comentou da seguinte maneira: Estou de pleno acordo com o que acabo de ler. Está é uma forma de se combater o pecado, dando nome e falando da forma tão sórdida como ele se apresenta, sobretudo, negando toda a sua força a nós que agora somos "filhos da luz".

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Muitos poderiam escrever sobre a necessidade de reivindicar, graduandos ou graduados em Direito, funcionários de telemarketing, ou então um cidadão que tem direito assegurado por leis em nosso país.... Então, vamos lá...

Talvez você, na cidade que esteja, não encontre dificuldades com motoristas de ônibus que não respeitam horário ou ponto (local de parada), ou quem sabe não tenha problema com o desaparecimento de alguma quantidade financeira de sua conta corrente bancária; não preciso nem falar sobre a frustração, após a compra, de receber armário, celular, televisão e/ou tantos outros bens com alguma avaria; vale salientar que há casos de péssimo atendimento por conta de motoristas de táxi, recepcionistas, atendentes telefônicos, gerentes, funcionários, policiais, agentes públicos, etc. Sem esquecer da interrupção (sem motivo) da prestação de um serviço como água, energia, internet, gás, telefone e outras coisinhas mais... Enfim, em tudo isso (e muuuitas outras coisas) cabe reivindicações e reparação (moral e/ou financeira), o importante é buscar se orientar e quais atitudes podem ser tomadas.

Diante de muitas situações, uma das primeiras coisas a ser feita é entrar em contato com os SACs (Serviço de Atendimento ao Consumidor), CACs (Central de Atendimento ao Cliente) ou qualquer outra sigla que seja um portal de comunicação das pessoas com o Órgão, Instituição ou Empresa. Atualmente, existem ferramentas de grande utilidade como a internet (buscar os sites) e as redes sociais. Sei de casos (bem próximos) em que reclamações feitas no perfil no facebook da empresa resultaram numa resposta quase que instantânea.

Não é possível deixar de falar que as Ouvidorias e Corregedorias estão aí para serem acionadas, e também há casos que só recorrendo ao PROCON (Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor). Atualmente existem portais na internet como www.consumidor.gov.br, www.reclameaqui.com.br, www.denuncio.com.br, www.portaldoconsumidor.gov.br e outros...

Reconheço que normalmente é bastante trabalhoso e muitas vezes demorado, mas não devemos nos deixar ser desgastados por essas situações, não vamos ser omissos pois se formos negligentes, os prejuízos poderão ser incomparavelmente maiores, seja cidadão, reivindique!
E eu? E você? E nós?

Você tem algum caso em que precisou reivindicar?  Já pensou que além de reivindicações sobre um serviço ou produto de péssima qualidade, existem pessoas reclamando sobre o #Assédio?

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