sábado, 24 de outubro de 2015

A Venda de Perdão de Pecados - Conhecendo a Reforma Protestante Parte 03


Na semana passada falamos sobre Os Pré-Reformadores, ou seja, aqueles que iniciaram o movimento que culminou na tão conhecida Reforma Protestante. Já vimos que a realidade era completamente diferente no quesito de acesso à Bíblia, hoje temos tantas e tantas versões. No entanto, naquela época, ler as escrituras era algo extremamente difícil.

Infelizmente, este era apenas mais um dos muitos problemas que envolviam a igreja naquela época. A Reforma não aconteceu “apenas” para que as pessoas tivessem mais acesso à Bíblia, a igreja era alvo de críticas em virtude de problemas que os seus representantes religiosos (Padres, Bispos e Papas) tinham em não manter o voto celibatário. Houve também divisões, momentos em que houveram mais de um Papa reinando, o aumento do imposto papal, e aí o misticismo foi se espalhando e jogando a reputação da igreja pelo ralo. A igreja era a dona da Salvação, essa era a ideia que predominava naquele tempo (é preciso deixar claro que ninguém tinha a bíblia, o único acesso ao “sagrado” era através das missas).

O conceito da Salvação pela Graça através da fé se perdeu, a igreja passou a vender indulgências, ou seja, as pessoas (pecadoras) pagavam para que a culpa e pena dos seus pecados fossem diminuídas. Simplificando, entregavam bens materiais à igreja e em troca recebiam o perdão dos pecados. Há quem conte que existia uma tabela de preço que variava a depender do pecado cometido, ou seja, o sacerdote que deflorasse uma virgem pagaria uma quantia, já se cometesse outro “pecado carnal” com uma mulher (consentindo) o valor era outro. Caso o pecado tenha sido cometido com uma criança, animal ou outro homem, o valor aumentava. Vamos parar por aqui, mas só para contar que tem perdão para tudo que é tipo de pecado, de incendiários a assassinos, e a negociata não girava em torno apenas do perdão divino, mas a depender do preço pago, quem comprava a indulgência ganhava o direito a não ser mais perseguido (criminalmente).

Após tantos mártires e diante deste cenário (e muuuitas outras coisas) Martinho Lutero fixou na porta da Catedral de Wittenberg (cidade alemã) 95 Teses e desafiou alguns ensinamentos da igreja católica. A ideia inicial não era romper com a igreja, mas reformá-la, acabar com tantas práticas contrárias a doutrina de Cristo. No entanto, o aumento da perseguição resultou na excomunhão deste que era um monge agostiniano. Diferente de tantos pré-reformadores que morreram, apesar dos riscos, o nosso Senhor fez com que a Reforma Protestante tivesse êxito, isso aconteceu por meio do apoio de príncipes e interesses econômicos, mas sem sombra de dúvida para a glória de Deus (Soli Deo Gloria)

Muita gente não conhece a Reforma Protestante, outros, propositalmente, ignoram o assunto por questões ideológicas (“teológicas” rs), mas é preciso que cada criatura que se denomina evangélica, saiba que este Avivamento foi a forma que Deus preservou e renovou a fé na Nova Aliança.

--

Lembramos que estamos fazendo uma pesquisa sobre o assunto. Acesse o link e nos ajude, são apenas 04 perguntinhas. Além disso, fique à vontade para comentar e enviar suas observações.




mp

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário