sexta-feira, 17 de julho de 2015

Família, Parentes e Amigos - #DeTudo1Pouco



Semana passada conhecemos um pouco sobre Educar, Nil & Ciana e Família.... As vezes olhamos para esse tema e pensamos que é algo que não tem a ver conosco pois não temos filhos. Mas se repararmos bem, todos somos filhos (mesmo que nem todos tenham conhecido os seus pais), todos fomos criados, e por isso o tema foi bastante relevante, tanto para refletir no passado como para se preparar para o futuro.

Voltar a escrever para o #DeTudoUmPouco (DT1P) após uma série de textos sobre relacionamentos foi mais difícil do que imaginava, ainda mais em seguir o gancho deixado na semana passada sobre “Família”, mas me lembrei de uma discussão (conversa, tá?! rs) que tivemos na semana passada num encontro do grupo de teatro daqui da IEC Federação. É preciso lembrar que os textos do DT1P são só um ponto de vista, um clique no ícone "iniciar" de uma discussão... Agora chega de introdução... rs

A definição de Família diverge muito nos dias atuais. E olhe que não estou falando de uma enquete da Câmara dos Deputados (Você concorda com a definição de família como núcleo formado a partir da união entre homem e mulher, prevista no projeto que cria o Estatuto da Família?), mas do ponto de vista de cada cidadão. Por exemplo, tem gente que acha que família é pai, mãe e irmãos. Outros acham que avós, tias e primos também; há quem considere vizinhos e amigos de infância familiares, outros consideram até animais como parte da família... (tá, #parei! kkk). No entanto, ao olharmos à história, percebemos que, ao menos duas vezes, toda humanidade já foi simplificada a apenas uma família, e desta família todos os demais (inclusive nós...) fomos originados. 

É complicado pensar que uma população de 7.125.000.000 (7,125 bilhão) de habitantes se originou da mesma família. Mas sim, todos (conhecidos, desconhecidos, próximos, distantes, amigos, colegas, inimigos (ops!)... todos!) nós fomos originados da mesma família. No entanto, é comum saber de casos em que pessoas são encorajadas a agir de determinada forma por que a outra (ou as outras) faz(fazem) parte da sua relação familiar, alguma coisa do tipo: “você tem que ir pois é seu parente de sangue..!”; “Vou fazer isso só porque é meu parente”...

E você? E eu? E nós?

Costuma ouvir algum tipo de comentário parecido com esse? Ou então, toma decisões baseado em laços sanguíneos? O que acha? E qual paralelo há com o texto de Provérbios que diz que há amigo mais chegado que irmão?





mp



O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário