segunda-feira, 27 de julho de 2015

Estudando a Bíblia entre irmãos - Deus e Abrão pt II




        Noite boa, povo! Hoje continuaremos com o Pr. Alexsandro na abordagem sobre o chamado de Deus na vida de Abrão, caracterizado como Pai da Fé! Prestemos atenção e aprendamos com o exemplo desse grande homem de Deus.


2- SEPARADOS PARA OBEDECER

"4 Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 5 E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã. 6 E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra." (Gênesis 12:4-6)

        Harã ficava à quase 700 km de Ur, foi o primeiro lugar que Abrão ficou, conforme lemos em Hebreus 11:8, ele não sabia para onde ia, porém naquele lugar já havia muito povo, inclusive com práticas idólatras. Logo após o seu chamado, partiu para Siquém, onde próximo àquela região em Betel ficaria por um tempo maior. Aprendo com Abrão a obediência incondicional, mesmo sem saber para onde está indo, o que o encontraria à frente, ele partiu em obediência. Afinal de contas o que seria Fé? Senão a confiança que o Deus diz é verdade sempre. Como você lida com as direções que Deus lhe dá de forma clara por meio das Escrituras? De 0 a 10 qual é a nota que você se dá para o quesito OBEDIÊNCIA?
        Apesar da obediência de Abrão, notamos um detalhe no texto, ele leva consigo a Ló. Podemos concluir disso que é possível que em nossa limitação e insegurança, tomemos a decisão de deixar nos acompanhar algumas pessoas, projetos ou instituições que irão trazer transtornos e consequências desagradáveis, Ló na verdade estava mais inclinado para as colinas de Sodoma, mas graças a Deus que Ele sempre se encarrega de nos trazer de volta. Qual é o Ló que está de acompanhando hoje?

3- SEPARADOS PARA UM RELACIONAMENTO

“E apareceu o Senhor a Abrão, e disse: À tua descendência darei esta terra. E edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera. 8 E moveu-se dali para a montanha do lado oriental de Betel, e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente, e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o nome do Senhor. 9 Depois caminhou Abrão dali, seguindo ainda para o lado do sul”. (Gênesis 12:7-9)

        Abrão não foi chamado só para abençoar e obedecer, era necessário também que ele tivesse um relacionamento com Deus. Fica muito claro na Palavra Eterna que o Senhor Deus sempre está buscando o homem para um relacionamento pessoal. O cristianismo não é um emaranhado dogmático com diretrizes morais e orientações triviais. Nossa fé trata de um Deus que veio morar dentro de nós.
O Senhor não só chamou Abrão, mas APARECEU para ele, manifestou sua glória, mostrou-se como um Deus pessoal, que interage com o seus filhos. Parafraseando Francis-Schaeffer poderia dizer: A revelação do Deus pessoal, infinito e triúno concede significado e sentido à existência. Deus Não só apareceu como uma caricatura estática, mas FALOU com Abrão, revelou sua vontade “À tua descendência darei esta terra”. Partindo da premissa que Deus continua falando hoje, por meio das Escrituras é que temos a possibilidade de ter uma relacionamento pessoal saudável.

        Abrão responde com fé à manifestação da graça de Deus, Ele erigiu um altar em Siquém e outro em Betel. Uma demonstração clara que a fé deve ser exercida em todo ambiente por onde estiver, não está condicionada a um espaço. É muito triste ver cristãos que só conseguem erguer um altar de adoração no templo, na sua tribo gospel. Você tem adorado a Deus em todo lugar e em todo o tempo? Abrão invoca o nome do Senhor. Apesar de ter crescido em meio a uma mistura de crenças e divindades, este servo de Deus entendeu que só um único Senhor que deve ser invocado e buscado de todo o coração. Que possamos aprender com tal exemplo e dedicar nossa vida ao Senhor sem reservas e questionamentos.

        A fé é um dom de Deus, e Ele não nos dá em parcelas. A fé já está dentro de nós, precisamos nos esforçar para manifestá-la, colocá-la para fora. Só assim teremos a fé de Abrão. Semana que vem continuaremos estudando e aprendendo com a história do patriarca!


POSTAGENS RELACIONADAS:

    O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário