sexta-feira, 22 de maio de 2015

Saúde, Sangue e Metanoia! - #DeTudo1Pouco

   

Na semana passada falamos sobre Fé, Aedes e Vida. No entanto, apesar de na minha opinião ser um assunto de bastante relevância e atual, não gerou manifestações favoráveis nem desfavoráveis também, apenas uma mensagem... mas, teremos outras oportunidades de retratarmos este assunto e quem sabe percebermos ações mais efetivas em combate a esta situação.

Hoje iríamos falar sobre um outro assunto. Porém, fui surpreendido na quarta-feira pelo Clecio, pai do Pedrinho (mais informações no post Leucemia, Pedro e Fé! - #DeTudo1Pouco), que estava na procura de doadores de plaquetas pois os estoques estavam zerados e o filhote dele, no dia, estava precisando. Fiquei a pensar que no mínimo dois erros ocorreram:
Como o Hospital permitiu zerar os estoques para pedir doações e os pacientes terem de correr contra o tempo para conseguir doadores? Mas particularmente acredito que os estoques estavam baixos e aí tocaram este terror para não diminuir ainda mais, enfim...
A nossa parcela de culpa em permitir que os estoques de sangue e plaquetas baixem é um problema maior. Estou falando de nós, o povo da cruz, os que foram chamados a serem luz nesta terra, chamados a exercer justiça nesta terra, como podemos permitir isso? Falo nós, pois me incluo no grupo dos que tem falhado neste quesito. Faz um tempo que sou um dos causadores desta baixa nos estoques, e o pior que no momento em que fui contatado, estava no grupo dos Impedidos Temporários, em virtude de medicação ingerida no dia anterior. Mas com fé em Deus, esta semana estarei desimpedido. :D
Estamos falando de vidas que podem ser salvas através deste ato. Ser um doador de sangue e/ou plaquetas regular é um ato de solidariedade que poupa a pessoa que está enferma (e os familiares) de sofrerem a tensão e a angústia de precisarem conseguir doadores, sem contar que há vários casos de pessoas que viajam para longe de suas cidades para fazerem tratamento e não conhecem pessoas para pedirem doações. Creio que, se nós, os Desimpedidos, assumirmos este papel, dificilmente haverá baixas nos estoques de sangue e plaquetas. Assim, pessoas como os familiares de Pedrinho não terão que passar por momentos de tamanha aflição. Então vamos lá, compromisso galera!

Metanoia é uma mudança no modo de viver, precisamos entender a importância de ser um Doador Regular de Sangue e/ou Plaquetas. Isso implicará numa nova rotina, pois é preciso separar um momento de tempos em tempos para ir aos bancos de sangue. Abaixo, estamos disponibilizando um vídeo muito legal, além disso, há também dois links da Fundação Pró-Sangue que explicam os requisitos:





E você? E eu? E nós? 

E você? E eu? E nós? O que acha de ações como essa?  Conhece alguma ação que foi tomada neste sentido?

mp



O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário