segunda-feira, 4 de maio de 2015

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. I

   

Olá! Começamos hoje este quadro que será fixo. Sugerimos que não deixe de ler em ordem, pois nos basearemos num calendário disponibilizado pelo site "vidadegraca.com", que trata de um panorâma básico da Bíblia, indo desde a Criação do mundo até o dia em que voltaremos para o Pai. O link é este: Vida de Graça - Redenção em 1 Mês


O plano é diário, para ser terminado em 30 dias. No nosso caso, o plano será semanal, mas com certeza não terminará em 30 semanas, pois pretendemos nos aprofundar em cada tema, adquirindo uma visão mais ampla e consistente deles.


Então vamos lá!


Todos estão cansados de ouvir falar na criação de Deus, na verdade nem é preciso ser cristão para conhecer a história. Mas cremos que a Palavra é Viva, sempre que abrirmos nossas mentes e corações aprenderemos algo novo, um detalhe a mais que enriquece bastante nosso conhecimento.

Quem lê prestando bastante atenção, vai perceber que Gênesis 1 e 2 não mostram a história da origem do universo de forma cronológica, e sim mostram a mesma história sendo contada 3 vezes!

Em Gn 1:1 a história é contada pela primeira vez, e é a mais resumida possível: "No princípio, criou Deus os céus e a terra."


A princípio pode parecer que os versículos seguintes dão sequência a este verso 1. Mas note que os versos 7 e 8 narram Deus criando os Céus e nos versos 9 e 10 Ele cria a Terra, logo, não faz sentido ele criar a mesma coisa 2 vezes. Chegamos, portanto, a conclusão de que - de fato - a primeira narração começa e termina no verso 1. O comentário da Bíblia de Estudos de Genebra fala que citar a criação "dos céus e da terra" mostra uma combinação de opostos, que denota um universo organizado, um universo no qual estes dois opostos subexistem coesos.


De Gn 1:2 até 2:3 existe a segunda narração da história, desta vez de forma mais detalhista, falando mais acerca de cada elemento e ser vivo criado. É possível ver a organização e perfeição dessa criação ao observar que a ordem dos elementos não foi criada aleatoriamente. Há uma complementariedade entre os dias, observe:


-No primeiro dia Deus criou a Luz e fez separação entre dia e noite.

-No quarto dia Deus criou o sol para governar o dia e a lua para governar a noite.



-No segundo dia Deus criou os céus, e os separou das águas.

-No quinto dia Deus criou as aves para povoarem os céus, e os animais aquáticos para povoarem as águas.



-No terceiro dia Deus criou a Terra.

-No sexto dia Deus criou os animais domésticos, selváticos, répteis e o homem para povoarem a Terra.


Note quão perfeita, organizada e maravilhosa foi a criação do nosso Deus. Nos três primeiros dias ele cria o "pano de fundo" e nos três últimos cria os elementos para complementarem este pano de fundo, de forma completamente ordenada. Veja também que a segunda narração da história confirma a organização que a primeira demonstra.


Deus é perfeito, podemos experimentar isso em nossas vidas, na vida das pessoas ao nosso redor, na natureza...em tudo!


Na semana que vem concluiremos esta segunda narração (você vai descobrir que, de Adão até Noé, todo ser humano era vegetariano!! :O Não perca! rs), e falaremos também da terceira narração da criação, que se encontra em Gn 2:4-25!


Até mais!
   
Ênedy Fernandes



O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário