segunda-feira, 25 de maio de 2015

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Queda pt. I




Olá! 
   Hoje falaremos sobre a queda do homem. Veremos o que aconteceu para que a partir daí o ser humano já nascesse mal, com a semente do pecado em si.

   A primeira coisa que vemos que a serpente fez foi colocar aquilo que Deus Pai falou em descredito. "Deus disse que vocês vão morrer? Não é verdade, vocês viverão, serão como ele!"

   Eva acreditou que a serpente estava certa. Ela olhou para o fruto e o desejou. O fato de saber da ordenança de Deus com certeza a fez nem reparar no fruto no dia-a-dia, pois agora ela via que a árvore era "boa para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento" (v.6).

   É interessante notar que Deus só tomou uma atitude depois que Adão comeu. Deus tinha dado a ordem para Adão, era ele quem deveria cuidar para que a ordem fosse cumprida por ambos. Ao não repreender Eva por ter comido do fruto, e ainda por cima comer também, ele estava falhando como líder e como servo de Deus.

   O fruto então os fez ter a consciência da maldade, e perceberam que estavam nus. Assim cumpriu-se a primeira coisa que Deus falou sobre o fruto, que trazia conhecimento do bem e do mal.

   O diálogo que se segue é completamente embaraçoso para o homem. Pois Deus pergunta: "Onde estás?", não desconhecendo a localização do mesmo, mas sim trazendo à tona que ele não estava à vista. Ao responder que ele tinha se escondido porque estava nu Deus faz a pergunta "xeque-mate": "Quem te fez saber que estavas nu?". A partir daí segue a "batata quente" de quem foi o culpado. Adão diz que foi a mulher, a mulher diz que foi a serpente.

   A partir disso vemos as consequências do erro de cada um dos envolvidos. Mas falaremos sobre elas na semana que vem!

Ênedy Fernandes

Postagens Relacionadas:

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. III

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. II

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. I

Estudando a bíblia entre irmãos - Apresentando!



O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário