segunda-feira, 18 de maio de 2015

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. III



Olá, galera!

Hoje terminaremos a abordagem da Criação, falaremos da terceira e última narrativa.
Esta narração é muito importante, pois nela encontramos pontos essenciais e abordaremos cada um deles.
Primeiro nós podemos enxergar que o homem foi uma criatura diferente das demais. Primeiro, ele não surgiu de uma ordem imperativa. Deus não disse "haja homem", ele disse "façamos o homem". Na terceira narrativa enxergamos novamente esta expressão no v. 7, "formou o Senhor...". Outro ponto importante é o sopro de Deus no homem. Este sopro não é meramente ar. Podemos concluir isso ao ver que após esse sopro o homem passou a ser ALMA vivente, este ar não é físico.
O segundo ponto crucial é a primeira ordenança que Deus dá ao homem. Ele diz para o homem não comer da árvore que estava no meio do jardim. Alguns críticos dizem que ao dar esta ordenança, Deus estava condenando o homem, pois sendo onisciente, ele já sabia que o mandamento seria quebrado. Essa hipótese pode ser descartada pensando no oposto: E se Deus não colocasse a árvore? Ele estaria impedindo o homem de fazer uma escolha. (E indo adiante sabemos que o homem fez a escolha que o levou a morte, e a partir daí não tínhamos mais condições, sem Cristo, de escolher, agir ou pensar em algo que não frutificasse em morte).
O terceiro ponto remete à necessidade de interação, auxílio mútuo, convívio. "Não é bom que o homem esteja só" não foi uma conclusão que Deus chegou a partir da observação. Ele estava agindo didaticamente, de forma a nos mostrar que, de fato, somos seres sociais. Não somos auto-suficientes. Deus cria, assim, Eva. Idônea tem o sentido de alguém que serve perfeitamente ao propósito que lhe é incumbido. Eva seria a auxiliadora adequada, capaz.
O fato dela ter sido gerada a partir da costela de Adão é algo considerável também. A costela protege órgãos vitais do corpo, ela dá um amplo suporte para que o corpo mantenha-se funcionando normalmente. Isto demonstra complementariedade, não superioridade.
O final do capítulo 2 faz menção também ao conceito de uma só carne e ao fato de que a malícia não estava no coração de ambos.

Enfim, terminamos a série sobre a criação. Esperamos que você tenha sido enriquecido e que tenha discutido com seus irmãos a respeito das maravilhosas lições que podemos tirar da criação.

Semana que vem falaremos sobre a queda! Até lá!

Postagens Relacionadas:

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. II

Estudando a Bíblia entre Irmãos - A Criação pt. I

Estudando a bíblia entre irmãos - Apresentando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário