segunda-feira, 13 de junho de 2016

O Evangelho (pt. V) - Estudando a Bíblia Entre Irmãos


Segunda passada tratamos de um tema que, infelizmente, aflige a vida de todos os crentes. A luta interna em nós da carne contra o espírito. Tantas vezes nos vemos fazendo algo, e no momento seguinte, percebemos que não deveríamos ter feito.

Contudo, após tratar dessa situação deplorável, no capítulo 8 Paulo nos alivia:

"Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte." (Rm 8:1-2)

Já não há condenação contra nós, que estamos em Cristo Jesus! Isso é lindo, realmente. Satanás não tem mais poder para nos acusar, pois através do sacrifício substitutivo de Cristo, nós fomos justificados, fomos tornados justos.

Mas eu quero me ater aqui ao motivo de agora não estarmos mais condenados. A segunda parte do versículo diz que não há mais condenação contra nós porque, por meio de Cristo, a lei do Espírito nos libertou da lei do pecado e da morte. 

Isso significa que, antes escravos do pecado, agora fomos libertos dele. Mas como alguém pode ser liberto da servidão e continuar servindo ao antigo senhor? Não faz sentido.

"Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo." (Rm 8:8-9)

Portanto, se seu espírito ainda sente prazer no pecado, cuidado! Você corre risco de ainda estar debaixo de condenação. 

(Me referi ao espírito sentir prazer, e não ao corpo, visto que nosso corpo continuará sentindo prazer no pecado. não é à toa que naquele eterno dia receberemos corpos glorificados, pois este aqui já está corrompido.)

Paulo ainda lembra que essa luta interna, as privações e angústias que passamos nesse processo de santificação não podem ser comparados com a glória que será revelada em nós. 

Portanto, não desanimemos, lembremos que tudo coopera para o bem dos que são de Deus (v. 28) e que nada pode nos separar dEle (v. 35-39).

Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário