segunda-feira, 23 de maio de 2016

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - O Evangelho (Parte II)

        Nos capítulos 4 e 5 de Romanos (na verdade desde o v. 21 do 3) Paulo começa a falar de fé. E não haveria melhor tema para se tratar após expor toda problemática da queda do homem, de seu estado completamente decadente e sem possibilidade de sair dele. Toda obra realizada pelo homem caído só gera morte, afinal, ele está morto. Mas através da fé (que é dom de Deus) em Jesus, pela graça (pois Deus nao devia nada a nós, não merecíamos isso), somos salvos.

        Paulo discorre a respeito de Abraão, demonstrando que ele foi justificado pela fé, e não por obras. Ele dá um exemplo que ajuda a tirar qualquer dúvida sobre a justificação pela fé, e não por obras, ao falar da questão da circuncisão. A aliança feita por Deus com Abraão foi quando ele ainda era incircuciso. Ou seja, a "obra da circuncisão" não justifica, e sim a fé. A circuncisão, que foi realizada por Abraão posteriormente, era o símbolo dessa aliança, apontava para ela. No fim das contas, a ideia de Paulo não é anular as obras para ficar com a fé, mas sim mostrar que as obras serão consequência de uma fé que foi imputada no indivíduo.

        Por fim, Paulo diz que é através da fé que nossa relação com Deus é reestabelecida. Se através de Adão todos nós caímos e perdemos a comunhão com Deus, por Cristo o contato é "religado", mediante a fé.


Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário