segunda-feira, 16 de maio de 2016

O Evangelho (Parte I) - Estudando a Bíblia Entre Irmãos

 

 Depois de muitos (muitos!!) textos nos quais estivemos buscando conhecer mais a vida e os ensinamentos de Jesus, agora entraremos numa parte bem densa. Mas que se você estiver acompanhando os textos desde o início desse quadro, com certeza irá ajudar. Iremos tratar do evangelho (que nada mais é que tudo que temos visto aqui), utilizando como base a carta de Paulo aos romanos.

--
 
Antes de tudo, precisamos entender que, por ser uma carta, "Romanos" é uma obra contínua, progressiva. Então os assuntos estão interligados, um vai puxando o outro. É justamente o que veremos.


A primeira questão que Paulo aborda é a respeito do fato do homem ser indesculpável perante Deus por não adorá-Lo nem dar-lhe glória. Ele diz que os atributos invisíveis de Deus são manifestos na natureza. Essa manifestação de Deus é conhecida também como revelação geral. Pois ela revela, para toda a humanidade, a existência de um ser inteligente que criou o universo. Contudo, Paulo vai dizer que o homem se encheu tanto de si, estava tão embriagado de seu próprio conhecimento, que ele preferiu negar a Deus, preferiu adorar a criatura .


Esse é um tema um pouco polêmico, pois levanta a questão de povos que não tiveram acesso à revelação especial, que diz respeito à Palavra de Deus. Pois desde o início da igreja entende-se que é só através do Evangelho encontrado na bíblia que o homem pode ter acesso à Deus. Mas como fica no caso deles? Pois mesmo que ao olhar para a natureza eles enxergassem a mão de Deus, isso não seria o suficiente para que estes fôssem salvos. Eu, particularmente, prefiro não me comprometer quanto a esse assunto, não consigo encontrar uma resposta definitiva. Mas em suma, entendo que é o evangelho de Cristo que tem poder pra salvar, como seria esse processo em relação a estes povos, não sei dizer.


Do início da carta até o capítulo 3 vemos Paulo desenvolvendo essa ideia de que não temos desculpas razoáveis a apresentar perante Deus. Ele cita textos do antigo testamento para fundamentar que não há nenhum ser humano que não seja pecador, que não seja injusto. Enfim, nesse ponto a ideia principal que ele quer passar é: todos somos completamente pecadores, indesculpáveis perante Deus e necessitados de Sua glória.

Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário