segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Jesus (pt IV) - Estudando a Bíblia Entre Irmãos



É verdade que Jesus usava várias figuras para expressar o que ele queria dizer. Mas seus ensinamentos eram extremamente estranhos aos judeus, que não estavam familiarizados com metáforas. No capítulo 3 Nicodemos não conseguiu compreender o conceito de nascer de novo, estava achando que, literalmente, ele deveria voltar ao ventre de sua mãe. Já no final do capítulo 6 vemos que muitos discípulos deixaram de seguir a Jesus, pois interpretaram literalmente o comer do corpo e beber do sangue de Jesus. Nos capítulos 7 e 8 aparecem mais alguns desses momentos, vejamos:

Jo 7:33-36
Jesus: "Estarei entre vocês por pouco tempo, mas  logo irei para Aquele que me enviou. Vocês vão me procurar e não irão me achar, e onde eu estou vocês não podem vir."
Judeus: "Como assim não podemos chegar onde ele vai? Será que vai ensinar aos gregos?"

Vale um parênteses aqui, pois dos versos 45 ao 53 vemos que as autoridades religiosas não estavam nem querendo investigar para saber se Jesus poderia ser o Messias. Os guardas disseram que não o prenderam porque, ao ouvirem suas palavras, achavam que Jesus era mesmo o Messias. O próprio Nicodemos argumentou perguntando se eles não deviam examinar a vida de Jesus e ouvir o que ele tinha dizer. E ao invés de dar qualquer argumento, eles apenas "tiram sarro": "Vocês foram iludidos também? Ele é um maluco da Galiléia, nunca houve profeta vindo de lá!".

Jo 8:12-20
Jesus: "Eu sou a luz do mundo, aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. Vocês dizem que meu testemunho não vale pois ninguém me testifica. Na lei de vocês está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testemunho sobre mim, e meu Pai, que me enviou, testemunha a meu favor."
Fariseus: "Onde está o teu pai?"
Jesus: "Vocês não conhecem a mim nem a meu pai, se vocês me conhecessem, conheceriam meu Pai."

Perceba que aqui Jesus nem se dá ao trabalho de responder a pergunta dos fariseus, ele apenas diz que enquanto não o conhecessem, os fariseus não tinham condições de saber quem era o próprio Deus que eles diziam servir.

--
 
Então é isso! Semana que vem continuaremos falando desses ensinamentos que causaram alvoroço entre os judeus.



Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário