sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Egoísmo, Coisa Fofa e Crescimento - #DeTudo1Pouco


"O Egoísmo é uma das ferramentas da conservação do indivíduo." 
"Se não fosse o senso de necessidade de me preservar, eu não sei onde estaria."
Como dizem por aí, só li verdades! (rs) É errado pensar que o egoísmo poderá de alguma maneira conservar a sociedade, mas preservar o indivíduo, sim, isso sim é verdade. Ser egoísta é algo natural, não é algo simplesmente normal, mas natural mesmo, daquilo que é resultado da Natureza. 

Ser egoísta é dar menos do que recebe. Repare que as crianças são esses seres que dão menos do que recebem. Se alguma coisa está faltando no estomago elas choram, se estão cansadas e não conseguem dormir, elas choram; se elas querem alguma coisa e não tem, elas choram... Pois é, esse choro é percebido desde as crianças recém-nascidas até mesmo outras com 80, 90 anos... São aqueles eternos recebedores! 

A conta é simples, nas relações, o saldo tem de ser sempre positivo para o eu, do contrário, nada feito. Se o Tu, o Ele, o Nós, o Vós ou o Eles se derem melhor do que o Eu, "passarei por cima do que for preciso para ter aquilo que quero". Quando ficamos mal humorados quando não comemos, não dormimos ou não temos o que queremos, não estamos sendo em nada diferentes daqueles lindos e simpáticos bebezinhos que tanto paparicamos, a diferença é que não pega bem agir, semelhante a uma criancinha.

Certa vez ouvi uma reflexão que dizia que uma casal teve um filho e eles ficaram naquela imensa alegria. O tempo foi passando e a criança começou a balbuciar e ensaiar as primeiras palavras: papa! mãmã! (que coisa fofa! rs). O tempo passou e a criança continuou a só a dizer "Papa! Mãmã!" e eles ficaram preocupados, pois o filho já deveria ir além daquela etapa. 


Quando eu era criança,
falava como criança, 
sentia como criança
e pensava como criança.
Agora que sou adulto,
parei de agir como criança.
1 Coríntios 13

Assim, entendemos que coisas de crianças são bonitos, engraçadas e fofas quando são crianças que fazem, "marmanjos e marmanjas" não podem ficar chorando (revoltadinhos) quando não tem aquilo que querem na hora que querem, crescer é mais um daquelas coisas naturais, mas o objetivo é crescer por dentro também, e não só por fora, Cresçamos!

E eu? E você? E nós?

Como devemos agir quando pegamos alguém praticando atitudes egoístas? E nos pegamos praticando essas atitudes? Quando não se é mais uma criança fofa, qual crescimento precisamos ter em nossas vidas?

mp


#Postagens Relacionadas:
  1. De Tudo 1 Pouco - Apresentação
  2. Plural, Os Singular e Egoísmo - #DeTudo1Pouco
  3. Povo, Diversidade e Plural - #DeTudo1Pouco
  4. Carnaval, Feriado e Povo - #DeTudo1Pouco
  5. Demais postagens da série

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário