sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Carnaval, Feriado e Povo - #DeTudo1Pouco


Deve ter gente que pensa que o carnaval é uma festividade tipicamente brasileira ou que se originou pelas nossas bandas, mas não, este tipo de folia teve início no período de Antes de Cristo (AC) no culto a Dionísio da mitologia grega, ele é considerado o deus do vinho e das festas. Muitos já lutaram contra o carnaval, contra essa cultura com entonação pagã e de ações libertinas do período.  

No Brasil, muitos têm a oportunidade de não trabalhar nos dias de carnaval (muitos não quer dizer todos), no entanto, este não é um feriado nacional, em alguns municípios e Estados sim, mas será que sua cidade é contemplada por esta folguinha? 

Bem, sendo ou não beneficiada, a cultura do carnaval é algo muito forte, principalmente aqui em Salvador (ora, é mesmo?! Não me diga?!). Não é novidade saber de programações que vão de curtir todos os dias na Avenida ou então uma retirada estratégica para um lugar mais sossegado. A data varia todo ano, mas é sempre 47 dias antes da celebração da Páscoa que é no primeiro domingo do outono. 

A Quaresma é uma comemoração que alguns cristãos se dedicam aos jejuns, orações e ações piedosas no período que vai da quarta-feira de cinzas ao domingo anterior da páscoa. O problema é que por causa desse determinado período, o dia anterior ao início da Quaresma é um momento de extravasar, o último dia antes de se abster de vários “desejos da carne”, daí voltamos aquelas tais ações libertinas. Aumento do policiamento, da iluminação pública, de fiscalização de estabelecimentos são algumas das manifestações da pouca vergonha que visam apenas o bem particular e não o povo, além disso há a dolorosa exposição feminina que degrada e expõem ao público algo que deveria ser exposto apena na intimidade...


E eu? E você? E nós?

O que é agradável nesse período de Carnaval? E o que desagradável? O que o Povo pode fazer para as coisas melhorarem?
mp

#Postagens Relacionadas:
  1. De Tudo 1 Pouco - Apresentação
  2. Alegria, A Novidade e Carnaval - #DeTudo1Pouco
  3. Viajar, Novidades e Alegria - #DeTudo1Pouco
  4. Férias, Planejamento e Viajar - #DeTudo1Pouco
  5. Novos Hábitos, Mudanças e Férias - #DeTudo1Pouco
  6. Demais postagens da série

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário