segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - Jesus (pt. I)



      Hoje iniciaremos uma série de estudos que certamente ocuparão o maior número de postagens desse quadro. E não é por menos, chegamos no momento mais importante de toda Escritura. No momento em que aquilo que estava encoberto no Antigo Testamento é revelado! Chegamos no melhor de Deus: Jesus.

      A Bíblia, do início ao fim, aponta para Cristo. Não faltam referências ao esperado Messias no AT, e todos os escritos do NT estão fundamentados em Cristo. Ele é a plenitude da revelação divina ao homem.

      Já nos primeiros versículos do evangelho de João vemos a declaração de que Cristo estava no princípio (que nos remete a Gênesis e a criação do mundo) com Deus, e que ele próprio era Deus! No texto grego a palavra usada é "logos", que significa "palavra escrita ou falada". Nós entendemos que Cristo é o logos de Deus Pai, e ele mesmo é Deus. Sim, é difícil de entender, a trindade é um grande mistério para o cristianismo, é uma daquelas coisas que só conseguiremos compreender em plenitude na Glória. Mas o que você precisa saber é basicamente o que se mostra nessa imagem aqui:


      Fica um pouco mais fácil entender se pensarmos na igreja. Nós somos pessoas diferentes, mas juntos somo um só corpo, somos a igreja. Eu sozinho não sou igreja.

      Da mesma forma (guardadas as devidas proporções) é a trindade. São três pessoas diferentes (Pai, Filho e Espírito Santo) mas que, juntos, são Deus. Não podemos pensar que cada pessoa da trindade, separadamente, é Deus, pois desta maneira estaríamos falando de três deuses. E também não podemos pensar que os três são a mesma pessoa, pois não foi o Pai que morreu na cruz, foi o Filho. Não foi o Filho que desceu no pentecostes, foi o Espírito Santo, e por ai vai...

      Este é um assunto bastante denso, então vou parar por aqui hoje. É importante, antes de começar a falar da história de Jesus, entender um pouquinho como funciona a trindade para que não sejamos confundidos por seitas e heresias a respeito da natureza divina de Cristo, ele é Deus desde a eternidade!

Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário