terça-feira, 8 de setembro de 2015

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - Ismael e Isaque (pt I)



       Olá, pessoal! Você deve estar estranhando que nosso quadro de estudo da bíblia esteja sendo postado na terça, mas é que a gente resolveu respeitar o dia de ontem, dia da independência do Brasil...brincadeira, brincadeira! O feriadão acabou afetando nossa  mente e esquecemos da postagem, perdoem-nos! rsrs

       Enfim, hoje quem contribuiu conosco foi o Pb. Vespaziano, Jota! (rsrs) Ele que se encontra a frente do nosso trabalho lá em Brejões, que por sinal é o local onde temos uma UMEC bastante participativa e muito fiel nas contribuições para a nossa FEMEC34! Aplausos pra eles (uhuuul! rs).

       Mas antes de passarmos a palavra pra ele, queremos dar um breve resumo da história de Agar e seu filho, Ismael.
       Basicamente, o plano de fundo da história se baseia na promessa que Deus fez a Abrão de ter um filho, mas Sarai, sua esposa não creu nisso plenamente. E a manifestação dessa descrença se deu justamente ao sugerir ai seu esposo que tivesse um filho com Agar, pensando, então, que assim estaria "ajudando" Deus a cumprir sua promessa. Abrão acabou concordando e assim o fez. O fato é que Agar, ao estar grávida, tirou onda (a Bíblia diz que Agar desprezou Sarai, mas contextualizando...rs) da sua senhora Sarai, ao passo que esta a humilhou, e Agar fugiu, constrangida.
       O Anjo do Senhor, então, se apresenta a Agar e a diz que sua descendência seria numerosa, que seu filho (o qual o Anjo a disse que se chamaria Ismael) seria "como um jumento selgavem", um grande guerreiro.

       Pronto! Dado esse resumo vamos ao texto do nosso querido Pb. Jota!

       Temos muitas lições e aplicações nestes capitulo. Tenho me deliciado com os comentários dos irmãos sobre o Livro de Gênesis! Meus queridos irmãos, quantas vezes temos vivido nossa fé de maneira deficitária? Abrão tinha fé, Sarai tinha fé, mas a promessa parecia mui demorada. Como agimos nestes momentos? Talvez seja até fácil, olhando o texto, repreendê-los ou criticá-los por não saberem esperar no SENHOR. Mas nós temos realmente aprendido a esperar no SENHOR? A Palavra de Deus tem sido suficiente para nós? Temos aprendido a confiar nas Suas promessas? Como é difícil fazer o caminho da humilhação. Agar desprezou sua senhora, foi humilhada e fugiu da sua presença, talvez esperasse Abrão montado em seu cavalo branco vindo a seu socorro (rsrs). Afinal, ela carregava em seu ventre o único filho do idoso Abrão. Não sei se Agar conhecia o Deus de Abraão, como era sua relação com Ele, mas diante das dificuldades e das escolhas erradas de Sarai, Abrão e da própria Agar em desprezar sua senhora, o Deus que vê veio ao seu encontro, lhe deu novo ânimo, nova esperança e uma tarefa; fazer o caminho de volta. Humilhante? Pode ser. Mas depois de um encontro com o SENHOR, podermos voltar com a certeza que Ele cuida de nós. No entanto, antes, devemos invocar o nome do SENHOR, estabelecermos um altar para que nunca mais nos esqueçamos que o Deus que tudo vê nos escolheu e cuida de nós com amor e carinho.

Ênedy Fernandes



O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário