segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - Deus e Abrão (pt. IV)



Pois é, gente. Continuamos falando sobre a vida de Abrão. Estamos nos demorando mais na história dele pois ela é bastante importante no curso da redenção. No fim você verá que vale a pena entrar mais em detalhes na vida dele! Hoje continuamos com o Pr. Alexsando. Sem mais delongas, está aí:

E aí mocidade conga! Paz de Cristo!
Que o favor de Deus nos alcance e que possamos amar sua Palavra!

Lembrando nossos principais comentários do capítulo 12 de Gênesis:

O livro revela o nosso Senhor como: Deus Criador (criação), Conservador (Dilúvio, Babel, Sodoma e Gomorra, Egito) e Planejador (Patriarcas, Terra prometida, Construção de uma nação, Linhagem piedosa para a vinda do Messias) de todas as coisas.
Vimos que o propósito de Deus ao chamar Abrão é FORMAR UM POVO, preservando uma linhagem de homens piedosos, e por meio de tal genealogia trazer seu Filho ao mundo.
Vimos também que Deus separou Abrão e a nós com quatro propósitos básicos:

1- FOMOS SEPARADOS PARA ABENÇOAR
2- FOMOS SEPARADOS PARA OBEDECER
3- FOMOS SEPARADOS PARA UM RELACIONAMENTO
4- FOMOS SEPARADOS PARA PERSEVERANÇA

Mas e aí? Deus chamou Abrão, fez promessas, o tempo está passando e o que fazer? Quais serão os próximos passos a serem dados? É bem assim mesmo, Deus chama mas nem sempre dá todos os detalhes de como as coisas irão acontecer.

Apesar de parecer rápido,  os capítulos 13 e 14 de gênesis correspondem a cerca de 10 anos da vida de Abrão. Lembra que falamos de Ló? Da nossa limitação e temores? A caminhada com Ló consumiu anos da vida de Abrão, para evitar uma contenda ele se separou do seu sobrinho (13:11). Em seguida Ló se mete em confusão e é levado cativo (14:13), Abrão tem que fazer uma guerra para resgatar seu sobrinho (14:16). Esse intervalo entre os capítulos 12 e 15, é a demonstração clara de que temos que obedecer a Deus dentro de seu padrão de direção e não conforme o que achamos melhor. Lembre que Deus tinha dito a Abrão, sai do meio de sua parentela, mas como sempre queremos dar um jeitinho para tudo.

Agora vamos começar a entender o capítulo 15...

I. NO LUGAR DO CHICOTE, UMA PALAVRA DE ENCORAJAMENTO.

v. 1: “Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão”.

Após a confusão da guerra (cap. 14), Abrão fez alguns inim
igos e sabia que não tinha poder bélico para encarar uma guerra longa por exemplo. Só o Senhor Deus poderia livrá-lo de uma possível derrota. Nessas horas nos sentimos vulneráveis diante de dúvidas e temores.

Deus confortou Abrão. E promete duas coisas essenciais para quem está com medo:

PRIMEIRO: Deus diz que será o "seu escudo" – Deus diz para seu servo não ter medo, não ficar apavorado, pois Ele será sua proteção em todo o tempo. Assim como o escudo que não se desapega das mãos do soldado, o Senhor estará com Abrão em todo o tempo. Olha só que bênção, podermos contar com a proteção do Senhor, mesmo quando não merecemos. No lugar do chicote em mãos, para disciplinar Abrão, Deus trás uma palavra de encorajamento. Não estou dizendo que
não há consequências para nossos erros, estou somente afirmando que Deus não permite as consequências para nos matar e acabar conosco, mas Ele levará a bom termo o seu plano.

SEGUNDO: Deus diz que é o “Grandíssimo Galardão” de Abrão, ele acabara de rejeitar as recompensas do Rei de Sodoma, ao contrário de Ló que tinha uma inclinação natural para as bandas sodomitas, Abrão coloca seu coração em Deus, o verdadeiro regalo.

É em Abrão que vemos o início do povo de Deus, os hebreus, é nele que vemos a divisão que até hoje influencia o mundo, entre Ismael e Isaque. A saga do povo de Israel para a terra de Canaã se inicia nele (embora saibamos que ele não esteve nem perto de habitá-la, a promessa só veio a se cumprir muito tempo depois). Continue conosco, semana que vem falaremos dos filhos de Abrão, um da promessa e outro não (!! rs).


POSTAGENS RELACIONADAS:



    O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário