quarta-feira, 3 de junho de 2015

UMEC em Ação: DIP - Domingo da Igreja Perseguida



       Embora soubesse das atrocidades cometidas por aqueles que perseguem os cristãos pelo mundo, até então, eu não tinha conhecimento da existência do site Portas Abertas, da história do Irmão André e da implantação do escritório aqui no Brasil através da pessoa de Elmira Pasquini, que propiciou desse modo, a criação de mais um mecanismo de luta pela divulgação do trabalho missionário. Bem como, na conscientização e introdução do nosso país na luta pelos irmãos nas regiões onde as igrejas são brutalmente perseguidas.
       Essa é a realidade de muitos cristãos espalhados pelo mundo, e é justamente por causa dessas pessoas que surgiu a Missão Portas Abertas. Esta Missão, conforme esclarece seu próprio site, “é uma organização cristã internacional que atua em mais de 60 países onde existe algum tipo de proibição, condenação, execução ou ameaça à vida das pessoas ou à sua liberdade de crer e cultuar Jesus Cristo”. Isto é, a Portas Abertas é um ministério que visa trabalhar em favor dos cristãos perseguidos, e para isso ela busca estratégias para ajudar estas pessoas que estão no campo. No Brasil, por exemplo, que é um país onde ainda existe liberdade religiosa, ela busca divulgar a realidade vivida por cristãos perseguidos, “encorajando os brasileiros a orar, contribuir e se mobilizar no serviço e socorro à Igreja Perseguida”*.
       O DIP (Domingo da Igreja Perseguida) feito para conscientizar a Igreja brasileira da perseguição aos cristãos é uma maneira de servir nossos irmãos e também de edificar os brasileiros em seu relacionamento pessoal com Deus. No Brasil, o DIP é realizado desde 1988 a fim de servir cristãos perseguidos. Para tanto, seu propósito é mobilizar a igreja a contribuir em oração e mobilização em prol da família da fé.
       De acordo com o site oficial, mais de 6700 igrejas se cadastraram para participar do DIP 2015, cuja data base foi o dia 31 de maio. Uma dessas igrejas cadastradas foi a Igreja Evangélica Congregacional do Cabula (Salvador - Bahia), a qual realizou este evento no dia 24 de maio de 2015. 
       Uma vez que o tema do DIP neste ano é “Servindo Cristãos Perseguidos no Mundo Muçulmano”, toda a programação do evento realizado na igreja Congregacional no Cabula buscou se remeter àquela realidade. Desse modo, a liturgia do culto foi feita a partir da divisa bíblica tema do DIP 2015, (a saber, Gálatas 6:10) e foram apresentados vídeos de testemunhos de cristãos que estão em países onde a perseguição ao cristianismo ocorre com frequência.
Além disso, foram espalhados na congregação os nomes dos 50 países onde os cristãos mais enfrentam perseguição. Assim, cada pessoa presente que encontrasse o nome de um país, ficaria responsável a orar pelo mesmo. Ou seja, essa foi uma estratégia que visou mobilizar a Igreja Livre a se posicionar e agir diante da Igreja Perseguida.
Foi trazida ainda uma breve meditação sobre a perseguição moral que começamos a sofrer no Brasil no que se refere aos ideais propagados pela sociedade. Por fim, o grupo de jovens da Igreja Evangélica Congregacional do Cabula apresentou uma peça teatral que levou à reflexão acerca de uma das situações enfrentadas pelos cristãos no mundo muçulmano. Esta peça foi baseada no testemunho de Hassina, uma mulher muçulmana que, juntamente com o marido, decide se converter ao cristianismo e com isso passa a enfrentar a fúria de sua família, sendo inclusive levada a escolher: ou renuncia a família ou renuncia a Cristo. É um testemunho bastante forte que apresenta a realidade de muitas pessoas, e por isso a finalidade da apresentação do mesmo foi levar a igreja a refletir sobre o que tem acontecido com tantos irmãos espalhados pelo mundo por amor ao evangelho de Jesus..
       Posto isso, e esclarecidos quais são os propósitos da Missão Portas Abertas e do DIP, deixamos aqui nossa reflexão acerca da importância da mobilização em prol da Igreja Perseguida, uma vez que, enquanto seguidores de Jesus, temos uma grande família da fé espalhada em diversos países, e devemos zelar por ela. O tempo está cada vez mais próximo, e o cumprimento das promessas é cada vez mais factual. Portanto, precisamos sair do comodismo, “arregaçar as mangas” e agir em favor do Reino de Deus. Afinal, essa é a nossa missão. Foi para isso que fomos chamados.

       Site da Missão Portas Abertas: https://www.portasabertas.org.br/ 
       *Ver mais em: https://www.portasabertas.org.br/about/apresentacao/ 

Dirah Paiva e Ester Fernandes – UMEC IEC Cabula 
Veja fotos da programação feita na IEC do Cabula:












Houve uma programação especial voltada para o DIP na sua igreja também? 
Você conhece a realidade dos cristãos perseguidos em outros países? 

Fale conosco nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário