terça-feira, 25 de setembro de 2018

ENTENDENDO OS VOTOS BRANCOS E NULOS



Se os votos Brancos ou Nulos fossem referentes a um candidato presidenciável, ele estaria SUPER em vantagem na disputa! Na Pesquisa Ibope (Registro BR-02265/2018 no Tribunal Superior Eleitoral), dilvulgada dia 28 de junho deste ano, as intenções de votos nestas opções somavam 22% do total geral, uma porcentagem consideravelmente maior que a do candidato que estava em 2º lugar (sendo que o primeiro atualmente está inelegível). Esse quadro meio esquisito mostra o tanto gente desorientada quanto ao nosso atual contexto político, e na verdade ele já e bem antigo.. nas eleições de 2014 se somarmos os votos brancos/nulos e o pessoal que não apareceu para votar, dá quase 30% de gente que não conseguiu escolher um candidato.

Ainda assim, até quem considera essas opções muitas vezes não sabe como elas são feitas ou quais os efeitos que elas causam na soma total de votos na eleição. Sabe que essa também foi uma dúvida minha também? Existem muitos boatos sobre os nulos, se eles vão pra algum outro candidato ou são considerados para alguma outra coisa... Então vamos aprender juntos!

1. Como se vota nulo?
O branco é bem claro: na urna existe o botão "BRANCO" e basta selecioná-lo em vez de digitar o número do candidato e confirmar. O eleitor anula seu voto quando digita um número que não pertence a candidato nenhum e confirma. Se estivéssemos numa eleição com cédulas de papel, o branco seria o não preenchimento da opção de candidato e o nulo uma marcação errada ou incoerente. Deu pra entender?

2. O que acontece com os votos brancos/nulos? 
Nada! Apesar dos rumores, diretamente esses votos são automaticamente desconsiderados das apurações finais. Ok, eles são contabilizados nas operações, mas nada além disso.

3. Então já que não consigo escolher um candidato, essa é a melhor opção?
Cabe a você decidir, o voto é seu. Mas é importante ter consciência de que os votos anulados diminuem as margens que os candidatos precisam pra se eleger... é como se a população eleitoral em 2014 fosse 1.000.000 de pessoas, elas ficariam reduzidas em quase 700.000. Assim o pessoal que já tem votos definidos ganha mais relevância e o candidato que conquistou a maior parte da galera acaba ganhando. Lembre-se: se você não votar, alguém vota por você.

4. Mas se forem mais de 50% de votos brancos/nulos, dá pra anular a eleição e resetar o Brasil?
Seria histórico, mas isso também é ilusão. Como te disse antes, os esses votos são simplesmente desconsiderados então eles só fazem diminuir o quociente eleitoral mesmo, os votos válidos ainda decidem a eleição. O Código Eleitoral no Art. 224 até cita uma situação de nulidade de uma eleição, mas ela não é referente a quantidade de votos nulos, mas sim a um contexto em que algum candidato for condenado por compra de votos ou for identificada fraude na apuração. Nesses casos sim os votos envolvidos são cancelados e são convocadas novas eleições.

Então é isso, gente. Os votos brancos/nulos são sim uma opção, mas pense bem... seu voto tem valor sim, ele compõe essa democracia em que vivemos. Então avalie os candidatos e vote em prol de si e do nosso país. Ore por essas eleições e pelo nosso futuro. Definitivamente, nossa ordem e progresso está nas mãos de Deus!

Patrícia Rodrigues

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!



Nenhum comentário:

Postar um comentário