quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Reconciliação na Vida Relacional | JUVENTUDE PARA TODOS


Você está lembrado que em nossa última postagem sobre vida relacional, falamos da importância do diálogo baseando-se na história de Jacó/Israel e Raquel? Então, hoje continuaremos a falar de relacionamentos, de Jacó, mas não mais sobre casais.

Antes de Raquel, Lia e tantas outras pessoas entrarem na vida do nosso personagem, precisamos falar de um dos muitos dramas familiares que ele viveu: briga entre irmãos. Em nosso país, atualmente, cada vez mais famílias optam por terem só um filho, mas são muitos os lares em que as crianças aprendem “na marra” a compartilhar/dividir simplesmente tudo, desde o recebimento de atenção a brinquedos, roupas e até mesmo o quarto, nem vou falar da herança dos vestuários... rs

Enfim, o caso de Jacó é ainda mais singular, pois ele era gêmeo de Esaú e antes mesmo de nascerem, eles já brigavam dentro da barriga da mãe (imagina depois...). Apesar de serem gêmeos, eles eram muito diferentes, desde aspectos físicos a “carreira profissional”, digamos assim. No entanto, o verdadeiro desentendimento aconteceu quando eles tinham mais de 40 anos, uma situação que envolveu desprezo com a espiritualidade, desobediência a Deus, enganação e por aí vai. O resultado foi nada mais do que Esaú tomar a decisão de matar seu irmão.😱😱😱

A bíblia relata outras brigas entre irmãos, Caim e Abel, Amnon e Absalão e outros. Até mesmo os irmãos de Jesus demonstraram animosidade para com Ele; há também o caso das irmãs (na fé) Evódia e Síntique, as quais Paulo suplica para que estas concordem em alegria. Então, ao longo da história da família de Deus aqui nesta terra, foram muitas as pessoas que se desentenderam com seus irmãos, uns com finais tristes, outros desconhecidos, mas a história de Jacó e Esaú foi feliz, pois houve reconciliação.

Após toda aquela dificuldade que envolve uma reconciliação (que nós sabemos quais são), ela aconteceu, pois havia um desejo mútuo entre os irmãos e em nós também deve ser esse o entendimento mais valorizado, a reconciliação. Mesmo sofrendo ofensas graves, mesmo que o tempo passe, é necessário regar o nosso entendimento com o desejo da paz.

Então, você hoje está com alguma relação quebrada? Proponha reconciliação com os irmãos!


Dicas: 
1) Jacó tinha medo de Esaú e orou a Deus para que este não sentisse mais raiva dele. 
2) Paulo pediu um outro irmão para ajudar Evódia e Síntique.

mp

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário