sábado, 12 de agosto de 2017

DIP 2017 NA IEC CABULA: A OR(AÇÃO) EM FAVOR DA IGREJA PERSEGUIDA



No último dia 11 de junho aconteceu o Domingo da Igreja Perseguida (DIP), dia dedicado à reflexão e oração pelas vidas dos irmãos que sofrem perseguição por serem cristãos ao redor do mundo. O DIP é uma iniciativa da Missão Portas Abertas e tem despertado milhares de pessoas no Brasil (e no mundo!) para a causa dos nossos irmãos, causa essa que está diretamente ligada a nós também, a Igreja Livre.

De acordo com a Bíblia, nós, crentes em Deus e no Evangelho anunciado por Ele, devemos propagar as boas novas, anunciando que o nosso Redentor vive. Nós não devemos nos envergonhar do Evangelho, mas devemos levá-Lo a todas as pessoas, cumprindo assim o IDE que o Senhor nos ordenou. Mas será que estamos realmente dispostos a fazer isso? Pois bem, este foi o questionamento que a União de Mocidade Evangélica Congregacional do Cabula (UMEC-Cabula) levantou no DIP deste ano. 

Pautada no tema “África”, a UMEC-Cabula abordou a questão da perseguição religiosa que os nossos irmãos têm sofrido, e com isso causou grande impacto na congregação, conforme pôde ser visto pelos relatos de alguns irmãos. Neste dia, a UMEC-Cabula responsabilizou-se por todas as atividades que foram desenvolvidas, desde a Escola Bíblica até a liturgia e a pregação. Desse modo, a juventude, que jejuou e orou durante um mês em prol do evento, viu-se totalmente rendida aos pés de Jesus para que Ele mesmo despertasse a Sua Igreja para a importância de se falar e se agir em prol da Igreja Perseguida.

A partir disso, a juventude também entendeu que seria interessante possibilitar à Igreja uma compreensão um pouco maior daquilo que os irmãos perseguidos vivem, e então organizaram uma peça teatral chamada “E se sua fé fosse testada?”, baseada no vídeo homônimo da Missão Portas Abertas, que narra a história de um sobrevivente do ataque ocorrido em 2015 em uma universidade no Quênia, no qual grande número de cristãos foram mortos por não negarem a sua fé. A referida peça contou com a participação de todos os jovens da UMEC-Cabula, que se dividiram entre a dramatização, as coreografias e o apoio técnico, e também com a participação de algumas crianças da congregação.

O resultado deste DIP foi impactante. A Igreja Livre pôde compreender um pouco mais da realidade da Igreja Perseguida, entendendo a importância e a necessidade de se propagar o Evangelho e orar em prol dos nossos irmãos, ajudando-os também com ofertas missionárias e outros tipos de auxílio. Ou seja, não se trata apenas de entender o que eles passam, mas também de agir em favor deles: essa foi a mensagem pregada neste DIP.

Esperamos que as ações em prol da Igreja Perseguida não se resumam a um dia dedicado à reflexão sobre a perseguição religiosa, mas, sobretudo, se torne uma constante em nossas vidas. Nós fomos chamados enquanto Corpo de Cristo, e precisamos ter em mente que o corpo só funciona se todos os seus membros estiverem bem. Que sejamos Corpo e não apenas membros. Que sejamos Um, como Deus Pai o é em Cristo Jesus.

Grande abraço!

Ester Maria Novaes
Presidente da UMEC-Cabula (Salvador/BA)




O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário