segunda-feira, 3 de outubro de 2016

O Evangelho: O dia-a-dia na comunidade local (pt. II) - Estudando a Bíblia Entre Irmãos



O capítulo 14 de Romanos é bastante delicado, mas essencial nessa seção. Nas igrejas em Roma haviam uma certa "disputa" entre dois grupos. Um deles achavam que o cristão deveria continuar observando costumes judaicos (como não comer carne, não beber vinho, observar os dias judaicos), e o outro não. O próprio Paulo trata o primeiro grupo como "fraco na fé", contudo não usa esse termo de forma pejorativa.

Sabemos que em nossos dias há cristãos que vêem pecado em comer carne, beber vinho ou em não guardar o sábado, e a recomendação de Paulo é que um não tente colocar ou tirar jugo do outro. Em outras palavras, ele diz que se você entende que deve seguir esses costumes, que o faça mas sem julgar os que não seguem. E, de igual maneira, os que não seguem não devem desprezar aqueles que aderem a tais costumes. 

Infelizmente nós vemos que esse princípio do respeito não é seguido. Um grupo acaba por dizer que o outro está pecando em não seguir esses costumes, e o outro grupo simplesmente os despreza. Para dar um fim nisso Paulo estabelece um parâmetro simples, que pode ser resumido assim:

"Eu e você sabemos que comer carne ou beber vinho não são pecados. Mas iremos perder a comunhão com outro irmão ou até levá-lo a tropeçar por causa de comida? O reino de Deus não é feito de comida, e sim de justiça, paz e alegria!"

*** OBS: Com relação a ingestão de bebida alcoólica, de fato não há uma proibição na bíblia. O que a bíblia claramente condena é a embriaguez. Devemos tomar cuidado com isso, pois podemos acabar nos condenando naquilo que aprovamos (que é justamento o que Paulo vai dizer no v. 22)!! ***


No capítulo 15, Paulo traz uma breve palavra sobre imitarmos a Cristo em relação ao amor e cuidado com o outro. E isso já é um gancho do capítulo anterior, pois nesse ele vai nos alertar a não buscarmos agradar a nós, mas ao próximo. Dando o próprio exemplo de Cristo, que não procurou fazer o que era de seu agrado.

Ênedy Fernandes


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário