domingo, 2 de outubro de 2016

Data Congregacional: Dia do Pastor Congregacional




      No dia 02 de outubro de 1863, Robert Kalley foi eleito como pastor da Igreja Evangélica Fluminense, por isso, essa data ficou no calendário denominacional como o Dia do Pastor Congregacional. Em setembro celebramos o Dia de Vocações, após um mês chegamos a uma data que é o “resultado” de quem um dia foi vocacionado, no entanto, quais são as marcas de um pastor verdadeiro?
       Recentemente ouvi (mais de uma vez) que se a vida pastoral se resumisse a ser apenas pregar nos cultos seria uma maravilha, mesmo sendo muito trabalhoso pesquisar por muitas horas para desenvolver uma exposição bíblica fiel aos mandamentos do Mestre Jesus Cristo, O Nosso Pastor. É uma realidade que o termo/título pastor não repercute bem na cabeça de muitas pessoas, sempre estamos ouvindo que os pastores são gananciosos, interesseiros, mentirosos, sem caráter. Claro que isso é muito triste, pois há sim estes que levantam contradições sobre o evangelho, sempre foi assim, os apóstolos registraram nos textos bíblicos o surgimento dos falsos mestres, resta aos que são acusados (levam a fama) injustamente se alegrarem, pois, a Palavra diz “é coisa agradável, que alguém, por causa da consciência para com Deus, sofra agravos, padecendo injustamente” em 1 Pedro 2. 19, essa mensagem não é apenas para os servos daquela época ou os pastores, mas para todos nós escravos de Cristo.
       Muitos exercem o pastoreio como verdadeiros pastores (de ovelha), cuidam, dão as condições para que o povo se alimente de (boa) Palavra, protegem dos ladrões e dos lobos, aconselham, orientam, se preocupam, visitam, choram e se alegram, mas acima disso está o que a Bíblia diz:

"É preciso que o presbítero seja irrepreensível, marido de uma só mulher, e tenha filhos crentes que não sejam acusados de libertinagem ou de insubmissão. Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. É preciso, porém, que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio e apegue-se firmemente à mensagem fiel, da maneira como foi ensinada, para que seja capaz de encorajar outros pela sã doutrina e de refutar os que se opõem a ela." Tito 1:6-9

       Diante disto, não é o que eu digo ou o outro fala, mas sim o que a própria Palavra de Deus afirma, sendo assim, não há o que se discutir, mas se render ao ordenamento divino e se ajustar a ele. Já a nós nos cabe sermos gratos a Deus pois sabemos que a vida de muitos pastores são instrumentos para o avanço do Reino aqui na terra, mais do que isso, prestarmos todo o apoio possível para o desenvolvimento do ministério saudável, pode contar conosco e pedimos que a recíproca seja verdadeira.

Pela Juventude 34,
Mp

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário