quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Sogrão e Sogrona e a Vida Relacional | JUVENTUDE PARA TODOS


Sim, ainda não saímos da história de Israel, a quem anteriormente era chamado de Jacó. Já falamos de seu relacionamento com a esposa (a que ele amava), com os pais, com os filhos e ainda temos muito a falar. Por exemplo, quando ele propôs o casamento, nunca imaginou que Raquel era apenas a ponta do iceberg, pois ao se casar, a pessoa se casa com toda a sua família, (Jacó casou com duas irmãs, mas não é isso que eu quis dizer... kkk). 

Desde o início do “namoro”, Jacó sofreu na relação com Labão, seu sogrão. Pediu para casar com Raquel e levou Lia, isso depois de 7 anos de trabalho (escravo) para pagar o dote, na verdade, só ficou quite com o sogrão em relação ao dote das suas duas filhas após 14 anos. Ainda teve a questão do seu salário que foi alterado 10 vezes para que o rebanho fraco e de menor quantidade ficasse com ele.

Esses problemas aconteceram e levaram a sérios desentendimentos relacionais, mas se já era assim naquela época, hoje não poderia ser diferente, muitas brigas familiares ocorrem em virtude dos conflitos das noras e genros com seus sogros e sogras. Nem sempre são por conta da má índole de um dos personagens (ou de dois, ou de todos...rs), mas há casos de pessoas agradabilíssimas que se tornaram verdadeiros cavalos e jararacas quando o assunto é sogro, sogra, genro e/ou nora...

Quem nunca ouviu a piadinha que questiona “Por que Adão não teve sogra?” E a resposta é “Era porque ele vivia no paraíso...” (#PAREI! rs). Deixando a piadinhas de lado, precisamos reconhecer que às vezes não tem muito o que se fazer, mas o princípio de jogar água ao invés de gasolina nas labaredas (ou incêndio) ajuda. 

Norinhas e genrinhos, vocês entraram depois na vida da pessoa amada, então “vá no sapatinho...”. Lembro-me do texto sagrado “Faça o bem que o resto vem...” Ops! Não! Não! Não! Quis dizer: E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. (Gálatas 6:9). Ou seja, aplicando para nossas vidas, não deixe de visitar, ensine pelo seu próprio exemplo, procure agradar, procurem conversar (lembrando o que foi dito em O Diálogo e Vida Relacional) e sempre orem, quem sabe, assim como foi com Jacó, O Senhor fale com seus sogros de igual forma como falou com Labão: "Cuidado! Não diga nada a Jacó, não lhe faça promessas nem ameaças". (Gênesis 31:24) Rs!

Um bom relacionamento com os sogros é algo formidável, são de fato outros pais que temos aqui na terra, mas é claro que todo relacionamento tem fases e as posturas são diferentes a depender do quanto o casal já avançou, muitas áreas precisam ser ajustadas, desde o horário da chegada em casa (namoro) a criação dos filhos (casamento). De fato, é um assunto bastante complexo e abrange muitos fatores, mas acima de tudo, nos esforcemos para manter a um ambiente familiar saudável!

mp

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário