Oi, Estamos passando aqui para falar de uma campanha do Ministério da Saúde que vai durar todo o mês de Outubro e é muito importante para nós mulheres: PREVENÇÃO O CÂNCER DE MAMA!
O que é o câncer de mama?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células vários tipos de câncer de anormais da mama, que formam um tumor. Relativamente raro antes dos 35 anos é indicado fazer uma vez ao ano, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos.
Quem corre o risco de ter?
É o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também ataca homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. A mulher que tem risco elevado de câncer de mama* deve conversar com o médico para avaliar a particularidade de seu caso e definir a conduta a seguir. Até o momento não há uma recomendação padrão para este grupo.
*Mulheres consideradas de risco elevado para o câncer de mama são aquelas que tem os seguintes históricos de câncer em familiares consanguíneos:
- Vários casos de câncer de mama, sobretudo em idade jovem;
- Histórico de câncer de ovário;
- Histórico de câncer de mama em homem;
Prevenção
A prevenção do câncer de mama não é totalmente possível em função da multiplicidade de fatores relacionados ao surgimento da doença e ao fato de vários deles não serem modificáveis. De modo geral, a prevenção baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo aos fatores protetores, especificamente aqueles considerados modificáveis. A cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como:
☼ Praticar atividade física regulamente;
☼ Alimentar-se de forma saudável;
☼ Manter o peso corporal adequado;
☼ Amamentar;
Sintomas
O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas:
- Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher.
-Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja.
- Alterações no bico do peito (mamilo).
- Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço.
- Saída de líquido anormal das mamas.
Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama. A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.
Como é o exame
A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).
Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como menor chance de morrer da doença, em função do tratamento oportuno. A mamografia de rastreamento implica também em certos riscos que precisam ser conhecidos:
Resultados incorretos:
► Suspeita de câncer de mama, que requer outros exames, sem que se confirme a doença. Esse alarme falso (resultado falso positivo) gera ansiedade e estresse.
► Câncer existente, mas resultado normal (resultado falso negativo). Esse erro gera falsa segurança à mulher.
Sobre diagnóstico e tratamento:
Ser diagnosticada e tratada, com cirurgia (retirada parcial ou total da mama,) quimioterapia e radioterapia, de um câncer que não ameaçaria a vida. Isso ocorre em virtude do crescimento lento de certos tipos de câncer de mama.
O sistema único de saúde (SUS) oferece exame de mamografia para todas as idades quando a indicação medica.
Saiba mais em Cartilha Câncer de Mama: vamos falar sobre isso?
Referencial: INCA
Stephany Brito
Postagens anteriores:
JUVENTUDE PARA TODOS - Apresentação
Vida Acadêmica | JUVENTUDE PARA TODOS
O Diálogo e Vida Relacional | JUVENTUDE PARA TODOS
Rendição e Vida Espiritual | JUVENTUDE PARA TODOS
Doação de Órgãos | JUVENTUDE PARA TODOS
Reconciliação na Vida Relacional | JUVENTUDE PARA TODOS
Vida Profissional e as Novas Leis Trabalhistas | JUVENTUDE PARA TODOS
Vida de Concurseiro | JUVENTUDE PARA TODOS
Criação de Filhos e Vida Relacional | JUVENTUDE PARA TODOS
Cultivando a Comunidade e a Vida em Comunhão| JUVENTUDE PARA TODOS
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário