segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - Profecias Messiânicas


Semana passada começamos a dar umas pinceladas acerca daquele que seria enviado por Deus para redimir Seu povo: o Cristo. O enviado de Deus. Hoje vamos falar sobre as profecias de sua vinda!

--

São muitas as profecias sobre a vinda de Cristo. Poderíamos passar bastante tempo falando delas, mas como a proposta não é esgotar cada tema, somente dar um norte para que vocês se interessem e busquem mais a respeito, nós vamos apenas tratar de duas profecias que são bastantes significativas, pois uma trata da vinda do Messias e a outra do seu sacrifício.

Em Isaías 9.1-7 vemos a profecia da vinda de Jesus. O profeta fala que a nação de Deus seria honrada; eles, que estavam em trevas, veriam grande luz; a nação cresceria e se alegraria; seria libertos da opressão. Perceba que eram palavras que com certeza trouxeram grande esperança para o povo. E não podemos simplesmente achar que a visão que os hebreus tinham do Messias - de que era alguém que teria influência política, iria acabar com o império, etc - era fruto de uma mente fértil demais. Até porque nós pensamos nisso já sabendo que o Messias não foi nada disso. Devemos lembrar que nem o próprio profeta tinha a dimensão exata desse Libertador, talvez até cresse que ele seria um libertador político.

Enfim, o fato é que hoje sabemos que Jesus veio libertar num sentido bem mais amplo, e que o Reino atribuído a ele ia além de uma questão geopolítica. Seu reino tinha (tem!) dimensões cósmicas.

E o "auge" da mensagem se encontra nos versos 6 e 7:

"Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Ele estenderá o seu domínio, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, estabelecido e mantido com justiça e retidão, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isso."
(Isaías 9:6,7 - NVI)

Perceba que ainda aqui parece mesmo que é uma mensagem de cunho geopolítico: "o governo está sobre os seus ombros... ele estenderá seu domínio, e haverá paz sem fim[...]sobre o seu reino". Mas uma leitura cuidadosa do que Jesus fala sobre o reino de Deus deixa claro que a coisa é bem mais ampla e complexa. 

Vemos também esses nomes que são atribuídos a Cristo. Só uma ressalva para o primeiro nome, Maravilhoso Conselheiro, que geralmente citamos como se fossem dois! Ele não é só Conselheiro, ele é um Maravilhoso Conselheiro! rs

--

Semana que vem daremos continuidade a esse tema. E vá se preparando, porque daqui a pouco vamos entrar na vida de Jesus! Chegaremos na metade do nosso percurso pelo plano de redenção!! 

Ênedy Fernandes





O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário