segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - O Reinado de Davi (pt. II)




Na semana passada fizemos uma introdução sobre a vida de Davi, hoje vamos tratar do seu reinado. Vamos entender porque Deus disse que o reinado dele não teria fim, e como isso funciona. Vamos estudar!

--

Existem alguns pontos chaves na Bíblia, e nós passamos por todos eles. Vamos recapitular só por frases curtas: 1- A criação; 2- A queda; 4- A aliança abraâmica; E no capítulo 7 de II Samuel encontramos o quinto ponto chave: A aliança davídica. Antes de mais nada é importante ressaltar que a aliança davídica não se sobrepõe à abraâmica. A segunda diz respeito a Deus escolhendo um povo para si, já a primeira fala de Deus estabelecendo seu reino eternamente a partir da linhagem de Davi (que é também linhagem abraâmica).

Mas vamos, então, entender como se dá essa aliança. Pegue sua bíblia e estude conosco! 

É especificamente entre os versículos 12 e 16 que Deus fala a respeito de um descendente que viria de Davi, e que o reino de Deus seria estabelecido a partir dele, e não terá fim. Essa promessa, embora possa ser aplicada até certo ponto a Salomão, não se cumpre nele. Podemos comprovar isso ao abrir em Hebreus 1:5, lá está exatamente uma citação de II Sm 7.14: "Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho". Mas de quem o autor de Hebreus está tratando ali no contexto? Se lermos desde o verso 1 veremos que se trata de Jesus!

Isso facilita bastante para entender os momentos que Jesus fala do reino de Deus, fica claro que o reinado que Deus fala pra Davi se cumpre plenamente em Cristo! É no Deus Filho que o reinado divino é inaugurado. Quando Bartimeu (aquele cego!) clama  "Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!" ele está fazendo uma declaração muito acertada. Pois ao declarar que Jesus era descendente de Davi, ele estava inferindo seu reinado de paz, compaixão, alegria, etc...

--

Então é isso! Esse estudo do Reinado de Davi é interessante, pois ele acaba falando a respeito de Cristo, dando já uma ponte para o assunto que iremos iniciar na semana que vem: profecias messiânicas! Então não perca, continue acompanhando conosco essa jornada tão linda e perfeita que é do plano de redenção. Até segunda!
 
Ênedy Fernandes




O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário