segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Estudando a Bíblia Entre Irmão - O Reinado de Davi



Hoje é o primeiro post do nosso quadro em 2016! E, sem delongas, vamos dar início ao estudo de mais uma parte do Plano da Redenção. Agora falaremos do reinado de Davi. Veremos que esse reinado vai muito além da questão política da época.

--

Ao ler o verso 1 de I Samuel 16 pode-se perceber que o contexto é de "sucessão de reinado"...entre aspas porque foi uma sucessão não convencional. Saul havia se afastado do Senhor, e então Deus havia o rejeitado. Mandou, então, o profeta Samuel, para que mostrasse aquele que seria o próximo rei e ungi-lo.

Dos versículos 6 a 11 aprendemos uma lição muito importante: Deus não olha para aparências! Jessé apresentou à Samuel os filhos mais velhos, robustos... o próprio Samuel, quando viu um dos rapazes (Eliabe) pensou com toda convicção "Deve ser esse aqui o escolhido de Deus!". Então Deus vai e contraria o nosso pensamento, mostrando que Ele busca corações, e não roupas/corpos/adereços/bonitos. Basta olhar a genealogia de Jesus nos evangelhos para perceber isso, tinha gente de todo "calibre" lá, mas foram estes que Deus escolheu, inclusive o próprio Davi estava nessa linhagem!
No capítulo seguinte (17) vemos a famosa história da luta de Davi contra o gigante Golias. Não vamos entrar nos detalhes, pois a história já é bastante conhecida. A nação hebreia estava em guerra contra os filisteus, e a derrota de Golias, que era o grande trunfo deles, fez com que eles fugissem e fossem feridos pelo exército.

Mais a frente vemos que por diversas vezes, ao saber que Davi iria substituí-lo no trono, Saul tentou matá-lo. Davi também teve chances de matar o próprio Saul. Contudo, Deus preservou a vida de ambos, fazendo Davi desistir de matar, e fazendo Saul não ter sucesso em suas investidas.

A história de Davi é cheia de "altos e baixos", vemos que apesar de ter sido um grande e poderoso rei, um grande servo, também teve suas falhas. Isso nos mostra que realmente só a Graça de Deus para sermos reconciliados com Ele, pois se depender de nós, sempre falharemos!

--

Esse foi apenas um post introdutório sobre esse grande homem. Falei apenas de uma parte de sua história. Na semana que vem falaremos acerca da aliança que Deus fez com Davi, vamos entender como é esse tal "reinado sem fim" que Deus prometeu. Até a próxima!

  
Ênedy Fernandes




O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário