“O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO”. (Êx. 15:2).
É com esse moto que chegamos até aqui, 45 anos e ainda iremos muito longe. Fortalecidos pelo Senhor, entoando louvores pela soberania de Nosso Rei e certos de que estamos salvos pela graça e misericórdia do seu amor por todos nós.
Saiba como tudo começou: Ao buscarmos as origens do trabalho com a mocidade semelhante ao que temos hoje na União de Igrejas devemos nos reportar ao ano de 1915, estimulados pelas ideias trazidas pelos norte-americanos participantes da 3ª Convenção Nacional de Escola Dominical da Igreja Evangélica Fluminense formaram uma “classe organizada” cuja atuação ultrapassava ao simples estudo de lições e incluíam: reunião de oração, debates culturais, conferencias, reuniões de negócios, quermesse (festa beneficentes).
Em 1932 sob o impacto do 11º convenção da Escola Dominical e sob a liderança do Jovem Congregacional Domingos da Silva Oliveira, os jovens cariocas organizaram a primeira entidade interdenominacional da Mocidade Evangélica Brasileira. O Comitê de Jovens Evangélicos. Entretanto o 1º Congresso de Mocidade, uma vez organizadas as Federações de Mocidade a Junta Geral autorizou a convocação de uma “convenção geral da mocidade”. Esta se reuniu na Igreja Cristã Evangélica de São José dos Campos, de 22 a 25 de janeiro de 1947. Na ocasião foi apresentada a tese. “A Organização da Mocidade Cristã Congregacional do Brasil” em seus aspectos nacional, regional e local. Foi aprovado o moto. “O Senhor é a nossa força o nosso cântico e a nossa salvação”. Primeiros diretores nacionais foram: Jether Alvarenga Boechat, Esther Marques Monteiro (atual bibliotecária da IE Fluminense), Enéas Ferreira Oliveira e Teodoro José dos Santos. A mocidade patrocinava reuniões de oração, evangelismo, festas, passeios, retiros e confraternizações.
Após a divisão das Igrejas Evangélicas Congregacionais e Cristã do Brasil, ocorrido em 1968 o 8º Congresso Nacional se tornou o 1º Congresso Nacional da Mocidade Congregacional. As Uniões passaram a se chamar UMECs. Foi estabelecido para ser comemorado o Dia do Jovem Congregacional em 23 de Novembro. O manual da Mocidade editado em 1984 ao finalizar o breve histórico sobre o trabalho da mocidade diz: “Agora é a sua vez – Esta é a história da Mocidade Evangélica Congregacional. Ela foi feita por milhares de jovens, hoje não tão jovens, alguns já com Cristo!”
Bastante atual não é galera? Agora É a nossa vez!
Marcia Roger
Presidente
Confederação da Mocidade Evangélica Congregacional do Brasil
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
Nenhum comentário:
Postar um comentário