segunda-feira, 18 de junho de 2018

O que é e como se faz uma oração? | Evangelismo e Discipulado



Lembro-me da primeira vez que compreendi de fato o que era oração... Foi simplesmente uma das maiores descobertas da minha caminhada cristã! Desde então, passei a compreender que este é o momento mais precioso que podemos ter com a Trindade. Temos o Espírito, que nos conduz nesta conversa (pois não sabemos como convém fazer isto) ao passo em que intercede por nós (Romanos 8:26b) e temos Jesus, pelo qual glorificamos ao Pai e temos livre acesso para que esta conversa seja ouvida por Ele. Sem dúvida, este é o melhor bate-papo do mundo!

Mas, juntamente com a alegria desta nova descoberta, veio também o que chamo de “montanha russa”! Inicialmente, comecei a desenvolver um relacionamento muito bacana de intimidade com o Espírito, falava de forma aberta e honesta sobre absolutamente tudo com Ele. Entretanto, depois de um tempo parecia que já não estávamos em “sintonia”, eu já não desfrutava da mesma liberdade de ser quem realmente eu era... 

Durante muito tempo da minha vida foi assim, os altos e baixos se tornaram constantes, não sabia lidar muito bem com aquilo... Só depois de anos, consegui compreender que um dos motivos que me faziam viver uma vida oração inconstante era o fato de tentar depender de mim mesma. Mas com o tempo venho aprendendo que a primeira coisa que devo fazer é depender do Espírito até mesmo para falar com Ele. Parece estranho, mas é isso mesmo... Depender d’Ele porque nem sempre estou disposta a orar, nem sempre tenho palavras para falar, nem sempre pareço ter tempo, então, se eu tentar depender de mim para fazer isso sei que não irei conseguir!

Cada cristão individualmente tem seus próprios gigantes (remetendo á história de Davi) no momento de orar, seja a falta de tempo, de vontade, de interesse, de compreensão da importância desse ato, de disciplina... A realidade, infelizmente, é essa! E creio que para os jovens essa realidade não é nem de longe diferente... 

Quantas reuniões de oração de jovens vemos nas nossas igrejas? (Eu nunca vi!) 
Muitas vezes nos importamos tanto em realizar vários eventos, atividades para integração, pensamos em dinâmicas (o que é muito bom), porém temos que ter em mente que jovens verdadeiramente comprometidos só surgirão se em secreto estiverem desenvolvendo um relacionamento íntimo com o Espírito através da oração!

O próprio Cristo deu o exemplo de como desenvolver tal vida de oração, e quando Ele promete o Consolador, indica que o mesmo irá nos lembrar de tudo o que Jesus fez aqui na terra. Assim, quanto mais comunhão tivermos com o Espírito, mais facilmente teremos a capacidade de ser semelhante ao Mestre, também na oração.

Orar, e mais, orar no espírito (recomendação - vídeo 1), se encher do Espírito (recomendação - vídeo 2) através da oração não tem sido fácil neste período onde enfrentamos um estado de “mornidão” espiritual da igreja, mas precisamos/necessitamos nos dedicar, investir tempo, reconhecer nossas limitações, ter disciplina, para que, através do Espírito Santo, possamos desfrutar da comunhão ilimitada com a Trindade!



Camilla Alves


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário