segunda-feira, 7 de março de 2016

Jesus (pt. V) - Estudando a Bíblia Entre Irmãos




Hoje daremos continuidade a alguns dos "embates" que Jesus teve com o povo, venha conosco!

--


Jo 8:21-30

Jesus: "Estou partindo, e para onde eu vou, vocês não podem ir."
Judeus: "Será que ele está falando que não temos como ir pra onde ele vai porque ele vai se matar?"
Jesus: "Vocês são daqui de baixo, eu sou lá de cima. Se não credes que Eu Sou, morrereis em seus próprios pecados."
Judeus: "Você é quem?".

Os judeus preferiram nem cogitar que Jesus tomando para si o título "Eu Sou", usado por Deus Pai lá em Êxodo, ao se apresentar a Moisés. Eles apenas perguntaram quem ele era. Jesus "responde não respondendo", e no verso 27 pode-se perceber que os judeus realmente não compreenderam aquilo.

Jo 8:31-36
Jesus: "Se vocês guardarem minhas palavras, serão meus discípulos. Aí vocês vão conhecer a verdade, e ela libertará vocês."
Judeus: "Somos filhos de Abraão, nunca fomos escravos. Como você pode dizer que 'seremos livres'?"
Jesus: "Todo que comete pecado é servo do pecado"

Eu coloquei até o verso 36, mas o diálogo vai até o verso 45 no mínimo. Os Judeus não aceitam de forma alguma a ideia de que eles estavam sob servidão. Não entendiam que Jesus estava se referindo a uma servidão muito mais profunda e prejudicial do que a que eles pensavam, era a servidão interior, servidão do pecado.

Como já falei em textos passados, não podemos simplesmente dizer que os judeus faziam essas indagações e perguntas com má intenção (sabemos, contudo, que muitos estavam o testando). Jesus trouxe conceitos que não eram muito usuais para os judeus. O Antigo Testamento não os ensina a tratarem Deus como Pai, traz leis que envolvem mais uma simples ação do que o entendimento daquela ação.

Enfim, o que quero dizer é que precisamos nos inserir no contexto da época, e saber que a mensagem de Jesus não era fácil de engolir (se hoje não é, imagine naquela época?), tanto por ensinos que aparentemente iam de encontro com a Lei, quanto por conceitos que não eram familiares à cultura judaica. Então, sempre que você estiver lendo os evangelhos e se deparar com esses embates, procure entender o contexto da coisa! É assim que temos um estudo saudável das Escrituras. Até mais!


Ênedy Fernandes

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário