sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Natal Feliz e Ano - #DeTudo1Pouco


Essa é a última postagem do DT1P de 2015. Vivemos os nossos altos e baixos (visualizações), mas vamos concluir nossas atividades deste ano nesta categoria falando de uma das maiores celebrações do cristianismo.

#MerryChristmas foi uma das maiores tendências (trends) do twitter nesses últimos dias. A expressão, que traduzida para o português significa "Feliz Natal", não apenas tomou conta dessa e de outras redes sociais, mas também foi pronunciada inúmeras vezes, sem contar nas festas, confraternizações, emails, cartões, cartas e tantos outros lugares.

Onde a cultura cristã está, o natal é celebrado. Claro que ele não é uma unanimidade, e não estou me referindo aos que não creem que Jesus Cristo é o filho de Deus e que tenha encarnado. Por vários motivos alguns não gostam deste momento do ano, uns dizem que é pelo aproveitamento do mercado para alcançarem maior lucro, outros pela referência inicial que remete a uma prática pagã (saturnália), tem quem não goste por causa da mistura de frutas nas comida (uva passas, mangas e etc... kkkk), já outros não curtem o natal pois ele é apenas uma vez no ano... rs

Fica claro que não é uma tarefa fácil acabar com o natal (e ninguém quer isso pois ele gera bastante lucro), mas por outro lado, fortalecer o sentido inicial, aquele lá que é voltado para o paganismo e consumismo já ajuda... (a piorar as coisas). Acho que é uma verdadeira ilusão acreditar que o mercado/mundo é cristão, ao que percebo ele é tendencioso. Neste instante, e desde a "ressignificação" por parte da igreja no século III, podemos contar com o seu "apoio" (rs), mas a qualquer momento isso pode mudar. O mundo está passando por uma "descristianização", ou seja, o fim da Era Cristã se aproxima, movimentos lutam contra expressões e manifestações que levam as pessoas à uma tendência cristã, como sinais religiosos em estabelecimentos públicos, financiamento público para montagem de presépios ao ar livre (muitos não refletem a realidade bíblica do nascimento de Cristo (enfim...)). 

Não só no período do Natal a encarnação deve ser lembrada e celebrada, mas claro que é neste momento em que muitos estão mais inclinados a ouvir sobre essa boa nova. Só tocar neste assunto neste período do ano é uma incoerência, deixar uma oportunidade como essa de falar de Boa Vontade, Paz, Consolo, Perdão e Amor é uma extrema asneira. Infelizmente o que mais acontece são os excessos, e não estou falando (só) de comer e beber, mas sim como acrescentar adereços (Papai Noel) e ornamentos (árvore...) que nada tem a ver com a celebração dos anjos e pastores daquela noite maravilhosa em que em Belém nasceu o Salvador do mundo.

Muitos falam em Feliz Natal e de celebrar Cristo todos dias, nessa lógica, isso aponta que todos os dias podemos ser gratos por essa tão grandiosa dádiva divina, logo, isso implica em reuniões familiares mais frequentes, abraços e lembranças ao longo de todo o ano, maior longanimidade com aqueles que estão a nossa volta, maior generosidade com os trabalhadores que nos servem e a quem nós servimos, doações mais recorrentes a pessoas em condição de rotineira carência, mensagens bíblicas do tipo "Emanuel é Deus conosco", "JesusNaTerra", "a manjedoura está vazia" (ops! Essa não... kkk), frutas e mais frutas na misturadas com a comida (rs) e tantas outras atividades que acontecem anualmente como celebração da encarnação divina, mas na verdade estão só festejo de natal.

#FelizHoje, FelizSempre, Jesus Nasceu, (morreu e ressuscitou!)


E eu? E você? E nós?


O que muda com a chegada de um novo Ano? Expectativas? Projetos? Planos? 

mp

#Postagens Relacionadas:
  1. De Tudo 1 Pouco - Apresentação
  2. Festas, Proibições e Natal - #DeTudo1Pouco
  3. Presente, Pessoas e Festas - #DeTudo1Pouco
  4. Hipocrisia, Dezembro e Presente - #DeTudo1Pouco
  5. Demais postagens da série

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário