segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estudando a Bìblia Entre Irmãos - O Tabernáculo (pt. II)


Olá, pessoas!! Hoje vamos dar continuidade a nossa série sobre os elementos do Tabernáculo, lições muito preciosas já tiramos na semana passada, e hoje tem mais!

--

Na última publicação tratamos de alguns elementos do tabernáculo. Hoje falaremos da parte estrutural do mesmo! Novamente, não farei descrições das estruturas, você poderá vê-las lendo as referências que colocarei em cada título. Então vamos lá:

4. AS COBERTURAS (Ex 26.1-14)

Havia camadas de tecido que cobriam o tabernáculo, a parte externa (feita de peles de cabra, carneiro e texugo) era visualmente menos interessante que a parte interna (feita de linho fino colorido, com desenhos de querubins tecidos no pano). Aqui podemos perceber que só quem estava dentro do tabernáculo que conseguia enxergar as belezas do mesmo, assim também é na vida cristã. Quem não se converteu não consegue perceber a beleza, harmonia e paz que é ser servo de Deus.

5. ESTRUTURA DE MADEIRA (Ex 26.15-30)

As estruturas eram  feitas de madeira acácia comum, nada de muito extraordinário. No entanto, elas eram revestidas de ouro. Podemos ver a madeira como a natureza humana, comum, desprovida de riqueza, mas a glória de Deus (ouro) revestida no homem o torna justo (olha a justificação aqui!).

6. O VÉU (Ex 26.31-37)

O véu mostrava a separação entre Deus, em sua plena santidade, e o homem, em sua depravação total, por conta do pecado. O Santo dos Santos era um lugar tão exclusivo que somente o Sumo Sacerdote (ele era como um "Sacerdote líder") tinha acesso, e apenas uma vez por ano. Esse elemento do tabernáculo é bem "famoso", pois no NT temos uma referência muito clara em relação a ele na morte de Cristo, quando o véu do templo é rasgado, simbolizando que a comunhão do homem com Deus havia sido reestabelecida através da morte substitutiva de Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (olha aqui outra referência ao AT!).

--

Por hoje é só, semana que vem faremos a última parte, comentando sobre mais alguns elementos do Tabernáculo.



Ênedy Fernandes


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário