quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

REGISTRO DE 2015



Começar com ele que esteve aqui do lado tooodoo o ano de 2015, Ênedy Fernandes e também Arthur Galvão que faz com que os anos de amizade pareçam se multiplicar diante de tanto companherismo!
Estamos nos final do ano, mas lá no começo, Dárlison Cleiton trouxe ideias para o plano diretor. Ainda me lembro das risadas que dei comGrazy Santos na ADR e que quando nos demos por conta, olha ela na coordenadoria, junto com Camila Souza, que nem sempre teve muito o que falar, mas sempre agiu muito bem na coordenadoria de Produção e Venda de Artigos, como é importante te ter por perto.

Não posso deixar de mencionar os nossos ilustres adolescentes Maria Eduarda Brandão João Vitor Pereira, Antonio Carlos, Vannessa Rodrigues, Denilson Lima, 
Gabriel Gomes, Kamily Souza, Heber Albuquerque, Lucas Costa,Fernando Isaias e a Caçula Larissa Sanches que muito em breve esperamos ter por (mais) perto nas atividades da Femec34.

Falando nisso, falar em femec34 é falar Patrícia Rodrigues... sua disposição e cooperação são ferramentas que Deus utiliza para maioria das nossas atividades.
Lari Marques sempre presente e com essa amizade alegre e com plena confiança no Criador, graças a Deus isso nunca mudou, mas em compensação, outras coisas mudaram, para melhor, não é W?!Washington Costa se se encantou com as nossas viagens... (sei... rs)
Naay Oliveira e Priscila Rodrigues sempre aparecem uma do lado da outra por aqui, pq será?! Stephany Brito já se tornou uma lenda na diretoria da femec (rs) e Edelson Amaral, o guerreiro valente que sempre nos ajuda em oração e exortação.

Thyelly Fernandes Xavier, minha amiga secreta (kkk) que finalmente chegou à femec e só produziu alegria para nós.
Robson Almeida, o pai das gêmeas *-* que recebeu a incumbência de liderar a mocidade da 1ª IEC de Feira de Santana, mas o Senhor o levou para trabalhar em outros campos. É um privilégio está ao lado de Elionai De Farias Borges e presenciar a tranquilidade em pessoa. Já Israel Ribeiro é aquele que quando produz textos, pode ter certeza que risadas serão dadas.
Ana T. Cabral é a companheira de guerra na Coordenadoria de Evangelismo e Discipulado, juntamente com o hilário Jobson De Michele Bomfim e a administradora Mariana Riquezza.

Não podemos esquecer da animação que a grande Ana Virginia contagia a todos e que Ícaro Sena mesmo não tão perto, sempre está por aqui. Ah! também tem Dirah Paiva, que por mais que tente, não consegue acompanhar o grupo no whatsapp.
Camilla Alves, Jônathas Martins e André Pereira, espero que tenha gostado do Encontro Regional, falta agora só cair na estrada conosco. igualmente Charles Nascimento que já foi mais presente nos nossos encontros regionais

Larissa Walesca Wolivercanjo, Lorena Moreira, Jessica Rabello , Ingrid Queiroz, Renerio Ribeiro, Bruno Miranda, Jaciara Vieira, Uilians Santos, Davi Silva, o outro Davi (Oliveira), Malena Pinheiro Brandão, Paloma Barroso Sanches, Gésica Santos e Jeidson Barbosa (nosso guia turístico) estamos sentindo falta de vocês nas viagens.
Tem mais gente nos bastidores que também queremos cada vez mais próximos, não é Priscila Pacheco, Verena Aline, André Brito, Vanessa Santos, Allan Carlos, Netto Olyveyra, Luana Martins e Emerson Cardoso?! Sem contar nosso conselheiro Jota Cerqueira e os pastores Manuel Neto, Rafael Araújo, Diógenes Santos, Anderson Lima e missionária Rosa Maria Araújo Martins

Daiale Lopes, Edma Oliveira e Sinara Gabriela, este ano foi uma alegria ter vocês mais perto da galera nos encontros regionais, foram muitas risadas com Helder Mota, o nosso Toddy (kkk) e mestre do‪#‎AmigoSecretoJuventude34‬, Alan Novaes!
Agradeço a Deus por tantas vidas que Ele entrelaçou e pela Diva que tão pacientemente tem suportado a minha doce companhia e taantas tarefas que tomam tanto tempo, SejaDeusGlorificado, Amo você, Divinha!
Espero não ter esquecido muita gente, mas tenho certeza que poderíamos ter um grupo ainda maior de pessoas, mas lá vem um novo ano com mais oportunidades de fazer tudo novo! \ó/
Abraço!


mp

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

SE LIGA! Ed. 32 - Nosso Boletim Informativo



       Chegamos a nossa última Edição de 2015 do nosso querido "Se Liga!". É com grande alegria que encerramos o ano, pois durante ele ouvimos testemunhos de pessoas que tem tido acesso ao nosso boletim. Nosso desejo é, muito além de ser um informativo mensal, ser um meio de integrar os jovens e mostrar que, de fato, somos fortes (juntos!). Assim como ano passado, resolvemos faz uma linha do tempo esse ano também. Relembre conosco vários momentos que passamos ao longo do ano. E claro, não pode faltar as dicas de Saúde, Cultural e a palavra do presidente!
       Ah.. e fiquem ligados. #VemAi EMAC, mas também vem outras novidades, viu? A começar pelo boletim...mas não vou contar não! haha

Ênedy Fernandes


Arquivo em PDF para imprimir? Clique aqui!





O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Resumão: Encontro Regional na IEC de Vitória da Conquista/BA - 06 a 08.Nov.15



          Na sexta à noite chegaram algumas caravanas, inclusive a de Salvador/Feira/Jequié! rsrs Fomos recebidos com um delicioso cachorro-quente (disseram que tinha um menino lá que comeu demais em toda ADR! :o).

          Na manhã do sábado houve aquele delicioso café da manhã (e nosso querido secretário quase teve um ataque de emoção ao ver sua amada! kkk). E o frio que estávamos esperando, cadê? Tava calooooor! rs. Logo após, fomos para o culto matinal. Acompanhamos o início da plenária, na qual falou nosso presidente e também a presidente (ou seria presidenta? :o kkkk) da nossa querida FEUAC (MP e Duda!).

          Na segunda parte da manhã tivemos a nossa reunião conjunta. Na qual, dentre outras coisas, anunciamos o nosso II EMAC, que será realizado no fim de semana da páscoa, em março, no Recanto Nogueira! Posteriormente estaremos falando maiores detalhes, inclusive de pagamento.

          O almoço, ah... o almoço... o almoço!! Foi uma maravilha indescritível, só quem comeu sabe o que eu estou falando. kkk Descansamos um pouco depois para nos recuperar dessa maravilha (rsrs), e à tarde tivemos nosso III Curso de Capacitação de Liderança Jovem. Mais uma vez fomos impactados pela palestra (que acabou virando uma conversa, um desabafo) do Pr. Neto. Muitas lições aprendemos, novamente percebemos que a realidade que vivemos em nossas igrejas são muito parecidas, há uma crise de fé que é geral, e precisamos orar, sim, mas também agir. Ir em busca daqueles que estão - realmente - sedentos. Depois teve a parte chata, sobre a parte organizacional/administativa da UIECB, ministrada por esse que vos escreve! rsrs

          À noite tivemos o culto. E, como já é de praxe, FEMEC E FEUAC participaram com um louvor. Declaramos que nascemos para adorar a Deus, não queremos e não nos resta nada mais que isso!

Fotos do nosso Encontro Regional!










Ênedy Fernandes


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Natal Feliz e Ano - #DeTudo1Pouco


Essa é a última postagem do DT1P de 2015. Vivemos os nossos altos e baixos (visualizações), mas vamos concluir nossas atividades deste ano nesta categoria falando de uma das maiores celebrações do cristianismo.

#MerryChristmas foi uma das maiores tendências (trends) do twitter nesses últimos dias. A expressão, que traduzida para o português significa "Feliz Natal", não apenas tomou conta dessa e de outras redes sociais, mas também foi pronunciada inúmeras vezes, sem contar nas festas, confraternizações, emails, cartões, cartas e tantos outros lugares.

Onde a cultura cristã está, o natal é celebrado. Claro que ele não é uma unanimidade, e não estou me referindo aos que não creem que Jesus Cristo é o filho de Deus e que tenha encarnado. Por vários motivos alguns não gostam deste momento do ano, uns dizem que é pelo aproveitamento do mercado para alcançarem maior lucro, outros pela referência inicial que remete a uma prática pagã (saturnália), tem quem não goste por causa da mistura de frutas nas comida (uva passas, mangas e etc... kkkk), já outros não curtem o natal pois ele é apenas uma vez no ano... rs

Fica claro que não é uma tarefa fácil acabar com o natal (e ninguém quer isso pois ele gera bastante lucro), mas por outro lado, fortalecer o sentido inicial, aquele lá que é voltado para o paganismo e consumismo já ajuda... (a piorar as coisas). Acho que é uma verdadeira ilusão acreditar que o mercado/mundo é cristão, ao que percebo ele é tendencioso. Neste instante, e desde a "ressignificação" por parte da igreja no século III, podemos contar com o seu "apoio" (rs), mas a qualquer momento isso pode mudar. O mundo está passando por uma "descristianização", ou seja, o fim da Era Cristã se aproxima, movimentos lutam contra expressões e manifestações que levam as pessoas à uma tendência cristã, como sinais religiosos em estabelecimentos públicos, financiamento público para montagem de presépios ao ar livre (muitos não refletem a realidade bíblica do nascimento de Cristo (enfim...)). 

Não só no período do Natal a encarnação deve ser lembrada e celebrada, mas claro que é neste momento em que muitos estão mais inclinados a ouvir sobre essa boa nova. Só tocar neste assunto neste período do ano é uma incoerência, deixar uma oportunidade como essa de falar de Boa Vontade, Paz, Consolo, Perdão e Amor é uma extrema asneira. Infelizmente o que mais acontece são os excessos, e não estou falando (só) de comer e beber, mas sim como acrescentar adereços (Papai Noel) e ornamentos (árvore...) que nada tem a ver com a celebração dos anjos e pastores daquela noite maravilhosa em que em Belém nasceu o Salvador do mundo.

Muitos falam em Feliz Natal e de celebrar Cristo todos dias, nessa lógica, isso aponta que todos os dias podemos ser gratos por essa tão grandiosa dádiva divina, logo, isso implica em reuniões familiares mais frequentes, abraços e lembranças ao longo de todo o ano, maior longanimidade com aqueles que estão a nossa volta, maior generosidade com os trabalhadores que nos servem e a quem nós servimos, doações mais recorrentes a pessoas em condição de rotineira carência, mensagens bíblicas do tipo "Emanuel é Deus conosco", "JesusNaTerra", "a manjedoura está vazia" (ops! Essa não... kkk), frutas e mais frutas na misturadas com a comida (rs) e tantas outras atividades que acontecem anualmente como celebração da encarnação divina, mas na verdade estão só festejo de natal.

#FelizHoje, FelizSempre, Jesus Nasceu, (morreu e ressuscitou!)


E eu? E você? E nós?


O que muda com a chegada de um novo Ano? Expectativas? Projetos? Planos? 

mp

#Postagens Relacionadas:
  1. De Tudo 1 Pouco - Apresentação
  2. Festas, Proibições e Natal - #DeTudo1Pouco
  3. Presente, Pessoas e Festas - #DeTudo1Pouco
  4. Hipocrisia, Dezembro e Presente - #DeTudo1Pouco
  5. Demais postagens da série

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Estudando a Bíblia Entre Irmãos - O Tabernáculo (pt. III)

Olá, povo! Hoje finalizaremos o estudo sobre alguns elementos do Tabernáculo. Como já venho dizendo, há muitas lições a se extrair, então continue estudando conosco!

--
7. O ALTAR GRANDE (Ex 27.1-8)

A primeira coisa que podia ser vista ao entrar no Tabernáculo era o altar do bronze. Nele eram relizados os sacrifícios de expiação pelos pecados. Com ele os judeus poderiam lembrar constantemente da necessidade de arrependimento de súplicas por perdão de seus pecados. É aqui que vemos a ideia da morte substitutiva. O homem é pecador, e por pecar, seria remunerado com a morte. Só era possível não morrer se alguém morresse por ele, e em Cristo nós temos o sacrifício perfeito e pleno. Não é necessário mais sacrificar animais!

8. O PÁTIO (Ex 27.9-19)

É perceptível que, quanto mais longe do Santíssimo (ou Santo dos Santos), de menor valor eram os materiais que compunham certo elemento. O pátio era feito de materiais bem simples, e os judeus leigos só tinham acesso até ali, e ainda assim deveriam estar puros (puro está no sentido cerimonial aqui, não poderiam estar feridos, na época de menstruação, não poderiam ter tocado em animal morto, ou estar com lepra, entre muitos outros requisitos...). Podemos entender que Quanto mais longe da presença de Deus (do Santíssimo), menos preciosa é a nossa caminhada.

9. ÓLEO PARA AS LÂMPADAS (Ex 27.20,21)

Esse é outro elemento que é bastante conhecido por simbolizar o Espírito Santo. É ele que faz iluminar. Nós só podemos ser luz do mundo se o Espírito Santo estiver em nós. Pesquisando, podemos perceber também que para produzir o azeite era necessário uma preparação e um processo bem delicado. Isso demonstra que devemos ter zelo, pois somos morada do Espírito Santo.

--

Então é isso, gente. Muitos outros elementos ficaram de fora, mas veja que ainda assim o estudo rendeu, viu? Perceba que a todo momento eu quis não simplesmente falar do elemento em si, mas trazer seu significado para os nossos dias.

Infelizmente hoje ainda há muitos cristãos que fazem confusão com elementos judaicos e a fé cristã. Não podemos chamar um cristão que toca na igreja de levita, pois isso não diz respeito a nós, e sim ao judaísmo. Não podemos permanecer entendendo que o edifício onde nos reunimos para o culto público é a casa de Deus. Não faz sentido termos em nossas igrejas candelabros, arcas, pastores com vestimentas sacerdotais, etc. Estas e muitas outras visões partem de uma lente judaica, mas precisamos olhar as coisas com a lente cristã.

Enfim, concluímos aqui. Com o desejo que você tenha entendido para ONDE os elementos citados apontam, e não para os elementos em si. Até a próxima!
Ênedy Fernandes




O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Festas, Proibições e Natal - #DeTudo1Pouco


No final de ano é comum que grupos de pessoas que fazem parte de empresas, faculdades, igrejas, escolas e etc, se organizem para realizar aquela confraternização. Apesar do momento não ser dos melhores na economia brasileira, festa é uma coisa difícil de deixar de acontecer... rs

Atualmente, não é mais comum ouvir o questionamento de se seria errado ir para uma dessas festas (deixou de ser comum, não por conta da maturidade alcançada sobre determinados assuntos, mas pelo entendimento de independência que cada pessoa tem, logo não preciso mais buscar conselhos... enfim...) voltando a questão das festas, nas redes sociais, claramente podemos ver fotos e mais fotos de festas de confraternizações por mais um ano que se finda.

Há confraternizações que são marcadas para acontecer em prostíbulos, outros nos bares, em motéis... #Parei! Antes de pensar nas mais inacreditáveis possibilidades das manifestações da imoralidade humana, precisamos avaliar se é coerente participar de festas que contenham certas "características" (se é que podemos dizer assim). Uns dizem que é errado participar de certos eventos a depender do local, das pessoas, da música que irá entreter o grupo, da bebida que será servida e tantas outras barreiras proibitivas.

Como já falamos em um post recente, não podemos ser vencidos pela hipocrisia! Não podemos concordar com a prostituição e a embriagues da mesma forma que não podemos concordar com a glutonaria, falsidade, mentira, prodigalidade (gastos excessivos e desnecessários), inveja, vanglória e tantos outros males que encontramos nas mais "puras e inocentes" festas/confraternizações, independentemente do local em que está acontecendo. Não vamos fazer distinção de maldade, aceitando uns e supervalorizando outros, proibindo umas coisas e permitindo outras práticas do mal.


E eu? E você? E nós?


Como podemos evitar essas coisas nas nossas confraternizações? E festejar o Natal, pode?

mp

#Postagens Relacionadas:
  1. De Tudo 1 Pouco - Apresentação
  2. Presente, Pessoas e Festas - #DeTudo1Pouco
  3. Hipocrisia, Dezembro e Presente - #DeTudo1Pouco
  4. Traição, Brutus e Hipocrisia - #DeTudo1Pouco
  5. Demais postagens da série

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Estudando a Bìblia Entre Irmãos - O Tabernáculo (pt. II)


Olá, pessoas!! Hoje vamos dar continuidade a nossa série sobre os elementos do Tabernáculo, lições muito preciosas já tiramos na semana passada, e hoje tem mais!

--

Na última publicação tratamos de alguns elementos do tabernáculo. Hoje falaremos da parte estrutural do mesmo! Novamente, não farei descrições das estruturas, você poderá vê-las lendo as referências que colocarei em cada título. Então vamos lá:

4. AS COBERTURAS (Ex 26.1-14)

Havia camadas de tecido que cobriam o tabernáculo, a parte externa (feita de peles de cabra, carneiro e texugo) era visualmente menos interessante que a parte interna (feita de linho fino colorido, com desenhos de querubins tecidos no pano). Aqui podemos perceber que só quem estava dentro do tabernáculo que conseguia enxergar as belezas do mesmo, assim também é na vida cristã. Quem não se converteu não consegue perceber a beleza, harmonia e paz que é ser servo de Deus.

5. ESTRUTURA DE MADEIRA (Ex 26.15-30)

As estruturas eram  feitas de madeira acácia comum, nada de muito extraordinário. No entanto, elas eram revestidas de ouro. Podemos ver a madeira como a natureza humana, comum, desprovida de riqueza, mas a glória de Deus (ouro) revestida no homem o torna justo (olha a justificação aqui!).

6. O VÉU (Ex 26.31-37)

O véu mostrava a separação entre Deus, em sua plena santidade, e o homem, em sua depravação total, por conta do pecado. O Santo dos Santos era um lugar tão exclusivo que somente o Sumo Sacerdote (ele era como um "Sacerdote líder") tinha acesso, e apenas uma vez por ano. Esse elemento do tabernáculo é bem "famoso", pois no NT temos uma referência muito clara em relação a ele na morte de Cristo, quando o véu do templo é rasgado, simbolizando que a comunhão do homem com Deus havia sido reestabelecida através da morte substitutiva de Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (olha aqui outra referência ao AT!).

--

Por hoje é só, semana que vem faremos a última parte, comentando sobre mais alguns elementos do Tabernáculo.



Ênedy Fernandes


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!