quinta-feira, 30 de outubro de 2014

31 de outubro, dia das bru... NÃO! Reforma Protestante!




No dia 31 de outubro comemoramos uma data muito importante para a história da humanidade: O dia das bru...não, não, da Reforma Protestante!!

Você pode pensar que é exagero de minha parte esse "da humanidade", mas é verdade mesmo. A Igreja de Roma vinha de toda uma era de dominação (Idade Média, conhecida também como Idade das Trevas), que ia muito além do terreno religioso. Eles tinham plena influência sobre a economia, política, cultura e sociedade da época.

Deus levantou muitos homens para darem início a um protesto contra os abusos da Igreja romana, e Lutero não é o "símbolo" da reforma por acaso, ele não mediu consequências ao atacar diretamente os abusos da Igreja. Sua luta principal era em relação às indulgências, "títulos de perdão aos pecados" idealizados pelo Papa Leão X, no intuito de arrecadar fundos para concluir as obras da Basílica de São Pedro... essa história te lembra alguma outra atualmente? Pois é... as indulgências ainda existem centenas de anos após a reforma, e não somente nesse lugar que você pensou quando eu fiz a pergunta. Muitas de nossas igrejas continuam pregando uma salvação que vem por mérito.

O ato que veio a dar de fato início à Reforma foi o de Lutero pregar no porta da Catedral de Wittenberg as 95 teses, que tinham o intuito de desafiar a Igreja para debate quanto a veracidade bíblica das penitências, a autoridade Papal, das próprias indulgências, entre outros temas.

Olhar para a Reforma deve despertar em nós o desejo de levar a Verdade àquelas vidas que, mesmo após entregarem suas vidas a Jesus, continuam aprisionadas por déspotas da fé, gente que diz ter uma autoridade que Cristo veio rasgar. Não há mais véu, todos nós somos sacerdotes!

Mas como eu tinha dito no início, a Reforma não se limitou à esfera religiosa. Ela foi relevante na sociedade como um todo. Que tenhamos igual preocupação com as causas sociais, pois o próprio Cristo nos diz que toda boa ação que fizermos àqueles que precisam, estamos fazendo para Ele também (Mt 25.40).

PS1: Não paute sua vida em função dos grandes nomes da Reforma, João Calvino, Martinho Lutero, John Knox, John Wycliffe e tantos outros foram sim homens usados por Deus para "colocar nos eixos" a sã doutrina que de forma sutil foi se perdendo ao longo da história. Mas se você pesquisar um pouco mais a fundo a vida deles, verá que eles fizeram muitas coisas erradas também, eram pecadores como todos nós. Nosso ÚNICO modelo é e sempre será Cristo!

PS2: (Falando do outro extremo agora! rs) Não despreze a teologia. Se hoje você entende que a salvação vem única e exclusivamente da obra de Cristo, que O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas, mas que subsistem como uma única divindade e que neles não há hierarquia, dentre outras doutrinas fundamentais para nós, Católicos Apostólicos Reformados, isso se deve a estes homens e muitos outros (obviamente que não por suas próprias forças e vontade, mas por Deus) que dedicaram suas vidas a estudar mais a fundo as Escrituras e a combater heresias que continuaram a aparecer ao longo da história da Igreja de Cristo.

 Ênedy Fernandes (IEC Federação (Salvador/BA))

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário