quinta-feira, 30 de outubro de 2014

31 de outubro, dia das bru... NÃO! Reforma Protestante!




No dia 31 de outubro comemoramos uma data muito importante para a história da humanidade: O dia das bru...não, não, da Reforma Protestante!!

Você pode pensar que é exagero de minha parte esse "da humanidade", mas é verdade mesmo. A Igreja de Roma vinha de toda uma era de dominação (Idade Média, conhecida também como Idade das Trevas), que ia muito além do terreno religioso. Eles tinham plena influência sobre a economia, política, cultura e sociedade da época.

Deus levantou muitos homens para darem início a um protesto contra os abusos da Igreja romana, e Lutero não é o "símbolo" da reforma por acaso, ele não mediu consequências ao atacar diretamente os abusos da Igreja. Sua luta principal era em relação às indulgências, "títulos de perdão aos pecados" idealizados pelo Papa Leão X, no intuito de arrecadar fundos para concluir as obras da Basílica de São Pedro... essa história te lembra alguma outra atualmente? Pois é... as indulgências ainda existem centenas de anos após a reforma, e não somente nesse lugar que você pensou quando eu fiz a pergunta. Muitas de nossas igrejas continuam pregando uma salvação que vem por mérito.

O ato que veio a dar de fato início à Reforma foi o de Lutero pregar no porta da Catedral de Wittenberg as 95 teses, que tinham o intuito de desafiar a Igreja para debate quanto a veracidade bíblica das penitências, a autoridade Papal, das próprias indulgências, entre outros temas.

Olhar para a Reforma deve despertar em nós o desejo de levar a Verdade àquelas vidas que, mesmo após entregarem suas vidas a Jesus, continuam aprisionadas por déspotas da fé, gente que diz ter uma autoridade que Cristo veio rasgar. Não há mais véu, todos nós somos sacerdotes!

Mas como eu tinha dito no início, a Reforma não se limitou à esfera religiosa. Ela foi relevante na sociedade como um todo. Que tenhamos igual preocupação com as causas sociais, pois o próprio Cristo nos diz que toda boa ação que fizermos àqueles que precisam, estamos fazendo para Ele também (Mt 25.40).

PS1: Não paute sua vida em função dos grandes nomes da Reforma, João Calvino, Martinho Lutero, John Knox, John Wycliffe e tantos outros foram sim homens usados por Deus para "colocar nos eixos" a sã doutrina que de forma sutil foi se perdendo ao longo da história. Mas se você pesquisar um pouco mais a fundo a vida deles, verá que eles fizeram muitas coisas erradas também, eram pecadores como todos nós. Nosso ÚNICO modelo é e sempre será Cristo!

PS2: (Falando do outro extremo agora! rs) Não despreze a teologia. Se hoje você entende que a salvação vem única e exclusivamente da obra de Cristo, que O Pai, o Filho e o Espírito Santo são três pessoas, mas que subsistem como uma única divindade e que neles não há hierarquia, dentre outras doutrinas fundamentais para nós, Católicos Apostólicos Reformados, isso se deve a estes homens e muitos outros (obviamente que não por suas próprias forças e vontade, mas por Deus) que dedicaram suas vidas a estudar mais a fundo as Escrituras e a combater heresias que continuaram a aparecer ao longo da história da Igreja de Cristo.

 Ênedy Fernandes (IEC Federação (Salvador/BA))

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO! 

sábado, 25 de outubro de 2014

Preparativos: Se Liga! Outubro - ​ESPAÇO MOCIDADE! - Encontro de Vida





Oi!
Para você que está sempre ligado nas postagens do Se Liga! e não perde uma novidade, vim te convidar para participar de mais uma edição do nosso boletim informativo! O Espaço Mocidade Congregacional está esperando a sua participação, lá você poderá nos contar novidades e divulgar as programações da sua UMEC, além de ter muitas outras formas para contribuir.

Em especial ao Projeto Encontro de Vida, quero te desafiar a registrar esse momento e compartilhar conosco. Tire uma foto desse momento em sua casa e nos envie, as fotos serão postadas na próxima edição do Se Liga!

Você pode enviar sua participação para o Facebook da femec34 ou para o nosso e-mail (femec34@gmail.comaté o dia 27 de Outubro. Esperamos pela sua participação. Lembre-se de informar o seu nome e igreja onde congrega.

 Camila Souza (1ª IEC de Feira de Santana)

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO! 

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Olhe-se no Espelho - #Desafio_Femec34 - 16ª Semana


Curta nossa Pagina no Facebook: Desafio Femec34,

"Por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão." (Mateus 7:3-5)

Já percebi o tanto de vezes que abrimos a Bíblia na história de Davi, Jacó, Sansão, etc, e esculhambamos totalmente estes homens ( "descarado, rapaz! Teve um filho com uma mulher casada e ainda matou o marido!"; "isso é um mentiroso, enganador, exatamente como o nome diz!"; "ó pra lá, o cara faz o voto de nazireu e quebra de todos os jeitos possíveis, toca em animal morto, bebe, se mistura com gente de outro povo"). Mas aí Jesus pergunta: "Porque ao invés de ficar falando e apontando os defeitos do outro, você não olha para os seus? Porque ao invés de julgar e especular o motivo de fulaninho ou fulaninha terem parado de ir à igreja você não vai lá e pergunta, ora por e com ele?"

É interessante notar que Jesus traz um jugo (ensinamento) suave, um fardo leve. Ele nos mostra que não é a nossa vontade, é a Graça nos faz perseverar na Fé. Mas nós, como os rabinos daquela época, queremos colocar jugos pesados nos ombros do outro (e que só vale para o outro, nunca para nós!). Dia desses me vi perguntando a um colega a respeito de uma jovem da sua comunidade cristã, queria saber se ela era ativa lá, disposta e tal... Depois fiquei pensando em como nós queremos ser juízes dos outros, pois eu sei que no meu coração minha indagação não era simplesmente saber como ela estava em relação ao Reino de Deus, mas era concretizar em minha mente a ideia de que ela não tinha compromisso, era irresponsável e tal.

Hoje você é desafiado a olhar-se no espelho, olhar sua condição, completamente caída e miserável. Não crie expectativa acerca dos outros, eles são tão imperfeitos e injustos quanto você.

"Quando eu esperei em alguém imperfeito
De presente eu ganhei um espelho
[...]
E mesmo estando no Caminho
Eu posso me juntar ao Acusador
Fazendo de aparências minha religião
Criando guerra em nome da razão

Vivendo de verdades incompletas
Em nome de um passado, de uma tradição
É quando a gente percebe que não estamos certos
Que, na verdade, nós estamos cegos

Mas quando eu esperei em alguém perfeito
Eu vi o Seu reflexo em mim, sem defeito
E agora usa-me, vivifica-me
Vem terminar a Tua boa obra em mim
[...]
Por que minha mão que é curta para ajudar o infeliz
Se estica para julgar e lembrar o que a Bíblia diz?
Será que é de Deus o crente orar assim:
"Que a Lei seja sobre eles, e a graça sobre mim"?
"Vitória sobre os inimigos!" Inimigos são quem?
Se os cristãos não deviam querer o mal de ninguém
Se o único inimigo que a Bíblia aponta
Jesus venceu na cruz, me diz com quem cê luta contra?"
(Entrega - Daniela Araújo)

Ênedy Fernandes


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Resumão: ADR na 1ª IEC de Feira de Santana


  
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. Atos 20:35

Saiu bem grandinho... 

No último fim de semana estivemos reunidos na I IEC de Feira de Santana para mais uma Assembleia Deliberativa Regional (ADR). Apesar de termos sentido a falta de muitos jovens, foi mais uma maravilhosa oportunidade de aproveitarmos momentos de grandes alegrias na companhia de amizades tão distantes.

Na sexta à noite houve o culto de abertura e a chegada das pessoas, depois fomos madrugada adentro tentando colocar os papos em dia... Pouco tempo depois, um delicioso café da manhã foi servido, nos fortalecendo para a devocional, o relatório dos presidentes na plenária, inclusive o da FEMEC34, e uma objetiva e produtiva reunião com as mocidades representadas. Como de costume, iniciamos a reunião com a FEUAC34 para tratarmos de assuntos comuns.

4º Encontrão Jovem: Foi aprovado que acontecerá na cidade de Aracaju no mês de Janeiro/15, sendo que a data ainda será confirmada. O objetivo principal é aproximar as relações com as UMECs de Salgado, Matata, Carira, Aracaju e Marcos Freire.

ADR Brejões (14, 15 e 16 de novembro): A proposta que foi aprovada direciona o trabalho para um evangelismo criativo que levará a Palavra de Deus, fazendo com que as pessoas reflitam sobre o futuro da alma após a morte. Além disso, celebraremos ao Senhor por mais uma Dia do Jovem Congregacional servindo e anunciando o Reino de Deus. As UMECs deverão preparar apresentações neste sentido, podendo ser coreografias, peças, músicas e tantas outras formas possíveis. O evento ocorrerá na tarde do sábado na praça principal daquela cidade. Preparem-se desde já! ;)

Sobre o Curso para Capacitação de Jovens e Adolescentes, definimos que o primeiro polo a ser desenvolvido o trabalho será o de Salvador nos dias 22 e 23 de novembro. Pré-agendamos um final de semana de Fevereiro de 2015 para Feira de Santana e tentaremos agendar para março de 2015 para acontecer em Jequié.

Dia do Jovem Congregacional (23 de Novembro): Além do evento no âmbito Regional na próxima ADR, cada mocidade deverá se preparar para celebrar esta data nas suas igrejas locais. Apesar de já termos falado com os pastores para separarem esta data para as mocidades, sugerimos que cada presidente, líder ou afim (rs) esteja conversando mais uma vez com a liderança da sua igreja para que o culto seja dirigido pela mocidade neste dia. Como disse anteriormente, uma boa forma de manifestar a nossa gratidão ao Senhor é servindo a Ele.

Comissão de Eleição: No início de abril de 2015 teremos o Congresso Regional, no qual faremos a eleição da nova diretoria da FEMEC34 para o biênio 2015-2016. Para que nomes sejam sondados para esta eleição, foi montada uma comissão com os seguintes componentes: Adriana Costa (Jardim Cruzeiro), Helder Mota (Jequié), Arthur Galvão (Brejões) e Marcos Sérgio (Aracaju). Estes serão auxiliados pelo Presbítero Jota, que é o conselheiro da diretoria da FEMEC34.

Tivemos também informações financeiras, pedido de colaboração para o "Se Liga!" e a lembrança que precisamos de ideias para o próximo plano diretor.

Ufa!! Isso foi só pela manhã... Pois após um almoço delicioso teve mais... :D

Houve um pouco de atraso no início do Estudo sobre o Discipulado que foi ministrado pela missionária Rosa Martins. Probleminhas técnicos pela falta de um adaptador para o datashow e a necessidade de carregar bancos e cadeiras para acomodar os jovens e adolescentes não foram empecilhos para uma tarde que muito ganhamos. Após uma dinâmica envolvente sobre a administração do tempo, ouvimos e falamos sobre como é importante reservarmos tempo para sermos amigos dos outros. Discipulado é renunciar a si mesmo e investir tempo na vida do outro. Amar ao próximo exigirá muita dependência de Deus, pois apesar das falhas que irão acontecer, devemos ter sempre um coração disposto a perdoar.
Um testemunho de alguém que tenha coragem de confessar as fraquezas ao superá-las pode impactar a vida de muitas vidas (a minha foi impactada). Creio que se mais pessoas tiverem a coragem de abrir o coração com a Igreja, teremos relacionamentos mais saudáveis nos nossos ambientes congregacionais. É claro que isso implicaria em muita responsabilidade com o próximo, não é coerente sair contanto o que se ouve, mas a depender da necessidade, pode-se tentar convencer a pessoa de que é necessário conversar com mais alguém. A voz que faz o discipulado é aquela que orienta, que é amiga, que visa sempre o bem e diz a Verdade em Amor. As ações devem ser direcionadas exclusivamente pela Palavra de Deus, o ambiente deve ser desenvolvido em total franqueza e transparência. Desta forma, as pessoas não se sentirão traídas e tentadas a novamente não confiar nas pessoas. É preciso acolher e ser uma referência de justiça, exortando e amparando. Sejamos como Cristo Jesus, tarefa nada fácil mais que exigirá uma diária dependência de Deus. Que sempre busquemos acompanhar alguém na caminhada da fé... (Teve muito mais... rs pena que só quem esteve lá experimentou.)
Ao final de Estudo, após muitas orações e lágrimas ... #surpresa! As diretorias da FEUAC e da FEMEC preparam uma surpresa para o presidente da FEMEC, pois este tinha completado mais um aniversário uma semana antes. Teve bolo, presente, chapeuzinho de festa e musiquinha de parabéns (mesmo o contrariando... kkk) Como é bom fazer parte da Família de Cristo!

Por fim, (ou quase), o jantar foi para matar a saudade da comida do EMAC. As deliciosas batatas gratinadas e tantas outras delícias nos relembraram dias tão agradáveis. Depois disso foi correr para o culto, mais uma vez os jovens e adolescentes participaram, dessa vez cantando a música "Senhor, te quero" com o coração cheio de alegria e esperança de que a nossa mocidade busque conhecer ainda mais o nosso Senhor!


Pronto... Pronto? Que nada! A madrugada foi muito mais animada do que a anterior, uma pena para quem teve de ir embora :') Fica a saudade!

Até Brejões! Esperamos por todas as Mocidades lá para este que será o nosso último encontro regional do ano!

Abraço a todos!

Podem contar  conosco!
Salvos para Servir!

Amor, Graça e Comunhão!
Marcos Paulo Melo do Nascimento
Presidente FEMEC 34ª Região















O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Preparativos: Encontro de Vida - 25 de Outubro de 2014 #EuAcredito!



No dia 25 de outubro, Congregacionais de todo o Brasil estarão realizando em seus lares mais um Encontro de Vida!
Pode parecer comum saber desta mobilização nacional, mas alguns alvos deste projeto ainda não foram alcançados. Sendo assim, esta informação não pode ficar restrita a um email ou uma postagem no Facebook com algumas curtidas...

São muitos os desafios que envolvem a evangelização e discipulado de pessoas, por isso há uma campanha chamada "Eu Acredito". O objetivo dela é motivar as pessoas a trabalhar no Reino de Deus, revertendo tristes realidades que percebemos em todas as Regiões do país.

Pessoas que pensam e que falam são comuns, carecemos daquelas que reconhecem o desafio e honram o difícil compromisso de ser um trabalhador desta grande seara.


Temos pouco mais do que 15 dias para nos preparar e promover o Encontro de Vida para alguém ou algumas pessoas dentro das nossas casas, por isso é preciso buscar mais informações com os pastores das nossas igrejas, participar da Agenda de Oração e pegar mais informações site www.projetocolheita.com.br/encontro-de-vida.

A estratégia, este ano, é que o treinamento seja passado através da internet e as vídeo-aulas estão disponíveis  nos links abaixo:

Saudação e Desafio Pr Osvaldo Lopes dos Santos Presidente da UIECB
http://www.youtube.com/watch?v=CpgERT0mgXo

Aula 1 - Preparação do Missionário do Lar Miss Karla Cruz
http://www.youtube.com/watch?v=GB8pWmsAaWM

Aula 2 - Preparação do Missionário do Lar Pr Sandro Cruz
http://www.youtube.com/watch?v=kJCJSH-88KU

Aula 3 - O convite para receber a Cristo e Testemunho Pessoal Licenciado Jônatas
http://www.youtube.com/watch?v=vfbKIsm_paY

Aula 4 - Orientações de Discipulado Miss Josi Dutra
http://www.youtube.com/watch?v=zMJw2tVJcLI

Aula 5 - Orientações sobre o Uso do Material Miss Mirtes Elaine Ferreira dos Santos
http://www.youtube.com/watch?v=SB6Pc5WmotE


Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. João 20:21

#EncontroDeVida #EuAcredito 
mp


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

DIA DO PASTOR CONGREGACIONAL - 2 de Outubro


Chegamos a mais um 02 de outubro, data em que em 1863 o Rev. Robert Reid Kalley formalmente foi eleito pastor da Igreja Evangélica Fluminense. Desta forma, a nossa denominação separou esta data para registrar o dia do Pastor Congregacional.

Os tempos continuam sendo difíceis, cada vez mais precisamos de referências (e convenhamos que tem sido uma tarefa difícil encontrar). Os registros bíblicos nos mostram que alguns já pregavam a Cristo por inveja e rivalidade, ou seja, o que estamos vendo ultimamente não é nenhuma novidade. Graças a Deus, “outros o fazem de boa vontade”!

Fico imaginando o padrão de pastoreio que Pedro teve:  Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória. (I Pedro 5:2-4)

Que esta seja a Palavra que oriente a vida dos nossos pastores, além disso, seja essa a nossa oração pela vida de cada um deles.
mp


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!