sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FÓRUM: Enfrentando as dificuldades nas nossas UMECs

Apesar do título diferente, essa é a 2ª Parte do Resumão: ADR na IEC de Aracaju



Enfrentando as dificuldades nas nossas UMECs foi o tema do nosso Fórum que aconteceu durante a ADR na IEC de Aracaju. Essa temática foi pensada em virtude do Dia do Jovem Congregacional.
Após recebermos informações dos presidentes sobre quais dificuldades eles tem enfrentado em suas UMECs, desenvolvemos as discussões sobre os seguintes temas:
Imoralidade sexual e namoro
Desejo de conhecer o mundo
Conciliar o tempo (estudo, trabalho, família, igreja...)
Líderes sem cooperadores e líderes que se isolam
Igrejas isoladas
Cristão “de banco”
Acreditamos que estes assuntos são recorrentes não somente na nossa 34ª Região, mas em todo o Brasil também. É importante discutirmos, no entanto este é apenas o primeiro passo, pois a nossa postura deverá mudar em - de tudo que foi ouvido e do que falamos:

Muitos pontos passaram pela falta de prioridade que nós jovens temos tido com o Reino de Deus, as prioridades dos jovens estão em constante mudança... Cristo deixou de ocupar o primeiro lugar da lista para dar espaço à faculdade, ao trabalho, ao namoro, entre outras coisas. Se Cristo não está no centro, no topo da lista de prioridades, como podemos ser fortes e felizes? Simplesmente NÃO podemos. Por esse e por outros motivos que Jesus disse: "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" Mt 6.33. Infelizmente percebemos que a visão a respeito da obra está degenerada, pois enquanto muitos se tornam frequentadores de igrejas, outros caem no perigo do ativismo, que é o fazer sem proposta real, Adorar ao Rei.

Tivemos oportunidade de irmos mais profundo em problemas da nossa denominação. É complicado perceber que apesar de sermos Congregacionais, quando se fala em igrejas temos uma visão bastante individualizada de trabalhos, cremos que isso contribuiu para o nosso retrocesso como denominação com registrou o último Censo. Ainda em nosso Fórum Jovem, falamos que há uma grande diferença entre autonomia e independência; os planejamentos, planos diretores e as organizações antecipadas não podem contemplar apenas o trabalho local, mas deve se abrir espaço para visitas a outras igrejas, congregações e campos missionários, além disso, um real incentivo e mobilização para a participação nos aniversários, conferências e outros eventos. É necessário buscarmos o relacionamento com outros irmãos. É complicado saber que existem jovens dentro de uma mesma cidade que não conhecem congregacionais de outros bairros, estamos falhando no desenvolvimento dos nossos trabalhos.

É necessário que os pastores, oficiais e missionários invistam na sua mocidade, abram espaço para eles, convidem, financiem, dêem a oportunidade de que jovens conheçam outros jovens. Lamentavelmente encontramos líderes que não delegam e acabam se isolando e concentrando o “poder” em suas mãos. O contrário também é real, por mais que se delegue, no fim das contas quem está a frente tem de correr para conseguir tudo, normalmente “carregando” o departamento nas costas, qual dessas situações tem acontecido na sua igreja? Vamos vigiar!

Falamos também sobre os problemas amorosos que atingem a nossa juventude, citamos o movimento chamado Eu escolhi Esperar (EEE), que é muito popular no Brasil e tem dado um real apoio na área sentimental das pessoas. Isso tem os ajudado a não cederem perante as investidas do diabo e do mundo para nos derrubarem da pureza corporal. Diante deste desafio que envolve nossa ansiedade, nossa carnalidade que combate contra a nossa nova natureza, que possamos orar mais (juntos), conversarmos mais sobre isso, quebremos a iniquidade confessando os nossos pecados uns aos outros e assim, derrubarmos esses e tantos outros gigantes que surgem para impedir o desenvolvimento do Corpo de Cristo.

... porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
1 Tessalonicenses 4.7


Postagens Relacionadas:


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!


Nenhum comentário:

Postar um comentário