sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Como ser um jovem forte - Palavra Pastoral - Mensagem Fim de Ano


Filhinhos, eu lhes escrevi porque vocês conhecem o Pai. Pais, eu lhes escrevi porque vocês conhecem aquele que é desde o princípio. Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.

Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.
Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo.
O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.  1 João 2:14-17
No texto o Apóstolo João diz que os jovens são fortes, e a que ele se refere? Quem são estes jovens que, na visão dele, são fortes? Enquanto hoje temos visto os jovens tão frágeis, vejamos então as características de jovens fortes.

1 – São jovens que se enchem da palavra de Deus 
“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra. Eu te busco de todo o coração; não permitas que eu me desvie dos teus mandamentos. Guardei no coração a tua palavra para não pecar contra ti.” Salmos 119:9-11
 Será que os jovens estão tendo contato com a palavra de Deus como é necessário? Os jovens de hoje tem contato com muitos atrativos: a televisão, a internet, e nem se fala dos estudos seculares, quando o jovem acaba sendo totalmente tomado de ocupações esquecendo-se de ter momentos de reflexão da palavra de Deus. Aconselhamos os jovens a tirar um tempo por dia para se alimentar da palavra de Deus lendo  e refletindo nela todos os dias. Isto é indispensável para o progresso espiritual de todos.

2 – São jovens que amam mais a Deus do que ao mundo 
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2
Esta orientação apostólica aqui é muito séria, pois estamos vendo como os jovens estão sendo cada vez mais seduzidos pelas coisas que são deste mundo. Sabemos que há coisas no mundo que são de fato sedutoras, bonitas, atraentes, e se não estivermos ligados ao Senhor, buscando dele o suprimento das nossas necessidades, com certeza vamos ser tomados por elas. “O mundo passa e tudo que nele há, mas aqueles que estão no senhor permanecerão para sempre” (1 Jo 2.17)

3 – São jovens que vencem o maligno
“Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês.” Tiago 4:7
A Bíblia diz que aqueles que estão em Cristo são mais que vencedores! Esta promessa está se cumprindo em sua vida? A Bíblia diz que o diabo anda em nosso derredor rugindo como leão - você tem derrotado ele com as armas disponibilizadas para a nossa vitória? O diabo está furioso, pois sabe que seus dias já estão contados, e por isso ele ataca com maior ferocidade. Portanto é preciso que os jovens levantem com toda a sua força para combater o mal. A juventude está ai diante de nós tomada pelas drogas, a prostituição, até a pedofilia aumentando; todos os dias vemos satanás ceifando a vida de muitos jovens. Então levantemos jovens cristãos! Vamos ganhar esta batalha tirando jovens das mãos do diabo a apresentando-os ao Senhor. Levantemos então em nome de Jesus para esta grande batalha.

Conclusão

Jovem, aproveite bem cada dia de sua juventude. Mas não se esqueça em nenhum momento de colocar a vontade de Deus em primeiro lugar.

Pr. Carlos Roberto Gonçalves dos Santos
Presidente da 34ª Associação Regional UIECB


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

ENTÃO É NATAL - SE LIGA! Edição Nº 8 - Boletim Informativo


EXTRA! EXTRA!      EXTRA! EXTRA!      EXTRA! EXTRA!

Chegou mais uma edição do Se Liga!
Aproveitamos e deixamos mais uma devocional por mais um dia de Natal!  

ENTÃO É NATAL

Então é Natal e o que você fez? Não, não vamos cantar essa famigerada música de Simone, que nas minhas contas, já é cantada há mais de 20 anos, nessa época do ano. Porém, a pergunta do que fazemos no e do Natal é muito válida. Será que compreendemos realmente qual é o verdadeiro sentido dessa festa? 

Todo ano são as mesmas coisas, ruas sempre cheias, engarrafamentos ainda maiores, shoppings cheios, o percentual de vendas batendo recorde, cartinhas de crianças pedindo presentes a papai noel, e o “bom velhinho” figurando como símbolo, cartões sendo estourados, pessoas enlouquecidas atrás de presentes, do pisca-pisca, da árvore de Natal, confraternizações nas empresas, e todos aqueles votos de muita paz, saúde e felicidade para você e toda sua família, e muita comida e bebida, claro. Essa tem sido a tônica do Natal, tantas coisas mais importantes do que a pessoa que realmente deve ser louvada. Infelizmente, muitas vezes, nós temos sido envolvidos nessa atmosfera, e nos esquecendo do que representa o Natal, qual seu verdadeiro sentido. 

O nascimento de Jesus não foi dia 25 de dezembro, porém o mais importante é que ele nasceu, habitou entre nós, e mesmo sendo Deus, ele se esvaziou, tomando forma de homem (Filipenses 2). A comemoração que é feita, tem muito pouco a ver com o nascimento dEle, mas nós precisamos propagar qual o verdadeiro sentido do Natal. E não há outro sentido, ou nada que seja mais importante do que Jesus. Esse é o verdadeiro sentido, Ele é o verdadeiro sentido do Natal. 

Em Mateus, no capitulo 2, quando lemos sobre o nascimento de Jesus, nos deparamos com o merecedor de toda adoração, celebração, Ele é o verdadeiro sentido do Natal. Também, podemos observar algumas coisas, mas quero destacar dois pontos que chamam atenção.  Primeiro, o Natal é tempo de adoração a Jesus. Aqueles pastores empreenderam uma viajem para encontrarem com Cristo e, ao encontrar o adoraram. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; Mateus 2:11. Natal é tempo de adoração a Jesus, o nosso único salvador. Todas as outras coisas são supérfluas diante da glória do nosso Senhor, vamos nos prostrar e adorar! Segundo, os pastores presenteiam Jesus. Natal é tempo de presentear a Cristo. O nosso presente possa ser a nossa vida em sacrifício santo e agradável a Deus.  Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12:1

Vivamos o verdadeiro sentido do Natal. Jesus Nasceu! Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. Lucas 2:14
Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus. 1 Coríntio 10:31
Feliz Natal!

Israel Ribeiro
Vice Presidente FEMEC 34ª Região


Arquivo em PDF para imprimir:




O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Preparativos: Se Liga! Dezembro - ​ESPAÇO MOCIDADE! (BOLETIM FEMEC 34ª)


      É, Chegamos ao fim de mais um ano, graças a Deus! Época em que paramos praticamente tudo para as famosas confraternizações. Mas por aqui nossas atividades não param, o Se Liga!, nosso boletim, está sempre em andamento para incentivar e compartilhar ideias entre UMEC’S da nossa Região.

      Você pode continuar contribuindo, queremos sua participação para o enriquecimento do nosso boletim. Contribua com poemas, de sua autoria ou não, musicas preferidas, textos, fotos e muitos mais.

      Envie sua manifestação artística pelo chat do Facebook ou para o nosso e-mail: femec34@gmail.com. Junto informe seu nome e igreja onde congrega.

Enviar até o dia 22 de Dezembro de 2013 (tá?!) rs

  "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua vontade." Filipenses. 2:13

 Camila Souza (1ª IEC de Feira de Santana)


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO! 

domingo, 15 de dezembro de 2013

SEMANA DE ORAÇÃO - 15-21/DEZEMBRO - PROJETOS MISSIONÁRIOS NA 34ª REGIÃO

OREM PELOS PROJETOS MISSIONÁRIOS QUE ACONTECERÃO NA 34ª REGIÃO DURANTE O MÊS DE JANEIRO DE 2014, OREM CONOSCO!







O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FÓRUM: Enfrentando as dificuldades nas nossas UMECs

Apesar do título diferente, essa é a 2ª Parte do Resumão: ADR na IEC de Aracaju



Enfrentando as dificuldades nas nossas UMECs foi o tema do nosso Fórum que aconteceu durante a ADR na IEC de Aracaju. Essa temática foi pensada em virtude do Dia do Jovem Congregacional.
Após recebermos informações dos presidentes sobre quais dificuldades eles tem enfrentado em suas UMECs, desenvolvemos as discussões sobre os seguintes temas:
Imoralidade sexual e namoro
Desejo de conhecer o mundo
Conciliar o tempo (estudo, trabalho, família, igreja...)
Líderes sem cooperadores e líderes que se isolam
Igrejas isoladas
Cristão “de banco”
Acreditamos que estes assuntos são recorrentes não somente na nossa 34ª Região, mas em todo o Brasil também. É importante discutirmos, no entanto este é apenas o primeiro passo, pois a nossa postura deverá mudar em - de tudo que foi ouvido e do que falamos:

Muitos pontos passaram pela falta de prioridade que nós jovens temos tido com o Reino de Deus, as prioridades dos jovens estão em constante mudança... Cristo deixou de ocupar o primeiro lugar da lista para dar espaço à faculdade, ao trabalho, ao namoro, entre outras coisas. Se Cristo não está no centro, no topo da lista de prioridades, como podemos ser fortes e felizes? Simplesmente NÃO podemos. Por esse e por outros motivos que Jesus disse: "Buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" Mt 6.33. Infelizmente percebemos que a visão a respeito da obra está degenerada, pois enquanto muitos se tornam frequentadores de igrejas, outros caem no perigo do ativismo, que é o fazer sem proposta real, Adorar ao Rei.

Tivemos oportunidade de irmos mais profundo em problemas da nossa denominação. É complicado perceber que apesar de sermos Congregacionais, quando se fala em igrejas temos uma visão bastante individualizada de trabalhos, cremos que isso contribuiu para o nosso retrocesso como denominação com registrou o último Censo. Ainda em nosso Fórum Jovem, falamos que há uma grande diferença entre autonomia e independência; os planejamentos, planos diretores e as organizações antecipadas não podem contemplar apenas o trabalho local, mas deve se abrir espaço para visitas a outras igrejas, congregações e campos missionários, além disso, um real incentivo e mobilização para a participação nos aniversários, conferências e outros eventos. É necessário buscarmos o relacionamento com outros irmãos. É complicado saber que existem jovens dentro de uma mesma cidade que não conhecem congregacionais de outros bairros, estamos falhando no desenvolvimento dos nossos trabalhos.

É necessário que os pastores, oficiais e missionários invistam na sua mocidade, abram espaço para eles, convidem, financiem, dêem a oportunidade de que jovens conheçam outros jovens. Lamentavelmente encontramos líderes que não delegam e acabam se isolando e concentrando o “poder” em suas mãos. O contrário também é real, por mais que se delegue, no fim das contas quem está a frente tem de correr para conseguir tudo, normalmente “carregando” o departamento nas costas, qual dessas situações tem acontecido na sua igreja? Vamos vigiar!

Falamos também sobre os problemas amorosos que atingem a nossa juventude, citamos o movimento chamado Eu escolhi Esperar (EEE), que é muito popular no Brasil e tem dado um real apoio na área sentimental das pessoas. Isso tem os ajudado a não cederem perante as investidas do diabo e do mundo para nos derrubarem da pureza corporal. Diante deste desafio que envolve nossa ansiedade, nossa carnalidade que combate contra a nossa nova natureza, que possamos orar mais (juntos), conversarmos mais sobre isso, quebremos a iniquidade confessando os nossos pecados uns aos outros e assim, derrubarmos esses e tantos outros gigantes que surgem para impedir o desenvolvimento do Corpo de Cristo.

... porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação.
1 Tessalonicenses 4.7


Postagens Relacionadas:


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

JOVENS INCANSÁVEIS

Ainda refletindo sobre a Mensagem que foi ministrada no 1º Louvorzão Congregacional do Feira X


Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força. Neemias 8:10
É muito bom saber que a Alegria do Senhor é a nossa força, mas é preciso entender em qual contexto essa frase foi produzida. O povo judeu, após 70 anos de exílio na Babilônia voltava para a sua terra. Ao ouvirem a Lei do Senhor, perceberam o quanto estavam errados e precisavam abandonar muitos maus costumes. Eles choraram muito quando foram confrontados pela vontade de Deus, um total quebrantamento e arrependimento. Na ocasião, os líderes trataram de mostrar ao povo que aquele era um dia para se Alegrar, afinal eles estavam sendo restaurados e só encontrariam forças para prosseguir quando buscassem alegrar o Deus Todo Poderoso.

Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Isaías 53:10
Foi desta forma que Cristo foi fortalecido para prosseguir até a morte, morte de Cruz. Ele buscou agradar ao Pai, não fazer a sua própria vontade. Jesus passou por muitos momentos desagradáveis e com a gente não é diferente. Precisamos entender que agradar a Deus deve nos manter fortes, mas, infelizmente, muitas vezes é justamente o contrário que acontece. Quando somos injuriados, mal tratados, machucados, enganados e lançados em tantas situações injustas, temos uma excelente oportunidade de manifestar ao mundo como um filho de Deus age em meio às tribulações. Jesus veio nos mostrar que é possível passar por dor e sofrimento e mesmo assim revelar a Glória de Deus!

Os jovens se cansarão e se fatigarão, e os moços certamente cairão; Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. Isaías 40:28-31
E em quê você e eu temos colocado nossa esperança? Em nossas próprias forças e capacidades ou em Deus que é Eterno, Senhor e Criador? Podemos ter a certeza que somos limitados e vamos cansar, mas se esperarmos no Senhor nossas forças serão renovadas. Não vai ser fácil, repetindo... n-ã-o v-a-i s-e-r f-á-c-i-l, porém é possível ter uma vida de perdão constante, esperança constante, confiança constante, orientação constante... Amor Constante!

Não nos cansaremos, pois temos buscado alegrar o nosso Senhor!

Obs: Podemos continuar a conversa nos comentários ;)


  Marcos Paulo é membro da UMEC da IEC Federação (Salvador)


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!