domingo, 9 de julho de 2017

DIA DE MISSÕES NACIONAIS - 2º Domingo de Julho #DataCongregacional




"Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra.” – Atos 1. 8

           Ano após ano, no segundo domingo do mês de Julho, a nossa denominação comemora o Dia de Missões Nacionais! Relembra uma das tarefas dos chamados pelo Senhor, que é a proclamação do seu Reino, ser testemunha do Cristo, fazer “Missões”. Nos alerta para o privilégio e a responsabilidade de sermos cooperadores do Reino de Deus quando reverberamos aquilo que Ele nos fala para o nosso próximo.
           Sabemos que a prática comum em nosso meio quando o assunto é “Missões”, é abordar o tema de forma específica, apontando para os irmãos que são chamados especificamente para o ministério, que atuam como Missionários, Pastores, Evangelistas, etc. No entanto, como estou escrevendo para jovens (eu acho que o público alvo é esse), acredito que devo me direcionar mais para nossa realidade, para o cotidiano do jovem.
           O contexto da passagem acima mencionada, Atos 1. 8, o Senhor Jesus ordenadamente toma providências para que a missão de proclamação do Reino continuasse ainda na terra (através de seus apóstolos) mas a partir do céu (através do Santo Espírito). Ele escolheu os apóstolos para caminhar com ele, se revelou para os doze (ao momento onze, em razão da perda do “filho da perdição”...), sempre com o fim de que eles pudessem testemunhar do Filho do Deus Vivo, realizarem o que o versículo 8 está explicitando, irem para as regiões mais influentes daquela época, quais sejam, Jerusalém, Judeia, Samaria, e até aos confins do mundo. Mas sabemos que isso só seria possível através do cumprimento da promessa do Senhor, a descida do Espírito Santo. Somente quando Deus tivesse cumprido sua promessa e eles, "do alto", fossem "revestidos" do poder do Espírito, é que poderiam cumprir a comissão.
           Após brevíssima explicação sobre o texto base, todos nós entramos em ação, pois fomos selados com o mesmo Espírito que os apóstolos tiveram que aguardar para poderem ir “até aos confins da terra” para cumprirem a Missão! A pergunta é sempre uma: você, eu, nós, que estamos em (na) Missão, temos tido uma consciência missionária, ou temos negligenciado proclamar tão grande salvação!? Enquanto produzo o texto, e você lê, sempre é tempo de reavaliarmos nossas atitudes!
           Que o dia de hoje, data comemorativa, seja mais um dia para realizarmos uma reflexão sobre essa Missão que TODOS os “pequenos cristos” receberam, sejam missionários, pastores, nós os jovens, todo crente em Cristo Jesus! Como disse John Stott, citado por Yago Martins no livro “Você não Precisa de um Chamado Missionário”, afirma que “a Missão surge do coração do próprio Deus e é transmitida de seu coração para o nosso. A Missão é o alcance global de um povo global que pertence ao Deus global”. Sejamos missionários onde o Senhor nos tem permitido estar (Salvador, Feira de Santana, Brejões, e até aos confins do mundo... Rsrsrsrs...), simples cristãos genuínos, testemunhando do Cristo pela obra sobrenatural do Espírito Santo!
Arthur Galvão

Referências Bibliográficas:
A Mensagem de Atos – Até os Confins da Terra – John R. W. Stott – 1ª Edição - ABU Editora S/C – 1994
Você Não Precisa de Um Chamado Missionário – Yago Martins – 2ª Edição – Editora Concílio - 2016


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário