domingo, 15 de março de 2015

DIA DA ESCOLA DOMINICAL: 3º DOMINGO DE MARÇO





"Socorro! Sou Professor da Escola Dominical" é um livro de Lécio Dornas. Este foi o presente de “boas vindas” que recebi do Presbítero Laércio quando assumi a classe dos adolescentes na Escola Bíblica (EB) aos domingos pela manhã. O título do livro é para assustar, nem vou falar da capa, nada mais motivador seria possível... (kkk) mas ao ler, tive minha atenção dada a um capítulo chamado "Acabou a aula, e agora? (As oportunidades de um professor fora da sala de aula)". Pude comprovar que conhecer melhor os alunos e a realidade deles além da sala de aula faz com que as coisas "fluam" melhor. 

As experiências no Ministério de Ensino nos fez perceber que ações como Uma Conversa entre os Professores a cada 6 meses (no mínimo) ajuda a saber como está o andamento das aulas. Além de que surgem sugestões e ideias baseadas na experiência que cada um já teve no ensino. É necessário Preparar um Currículo que seja contextualizado com a realidade da igreja e que tenha um Material com (boa) base teológica e que tenha uma linguagem acessível. Prestar Relatórios a Igreja e correr atrás de feedback (retorno) sobre o que estão achando das atividades é importante, faz com que nossos olhos sejam abertos e os horizontes sejam ampliados. Não podemos esquecer também que a EB precisa Incentivar a Leitura Bíblica durante os demais dias da semana. Características como Compromisso, Pontualidade, Preparação com antecedência e vistas no futuro, (preparando, capacitando e dando oportunidade para novos cooperadores) devem ser as marcas de professores da Bíblia.

O Ensino Bíblico é algo de extrema importância para a caminhada da maturidade cristã. O cuidado pastoral deve ser refletido na vida da igreja. Precisamos entender que as pessoas são capacitadas por Deus para este ministério e elas devem ser direcionadas para este serviço que exige muito esforço. Apesar de serem muitas as dificuldades para que o ensino da Palavra aconteça, é na Bíblia que somos confrontados a ensinar sobre quão agradável é obedecer ao Senhor a todo tempo. É uma alegria ver que pessoas dedicam-se  a dar aulas a crianças, adolescentes, jovens e adultos, nesta que é a maior escola do mundo onde alunos vão se tornando professores!



Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino
Romanos 12:7

mp (Marcos Paulo)


O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário