E no apagar das luzes de Agosto, ele voltou! O Boletim Voltou! rs Agosto foi um mês movimentado, mas está aí o nosso registro. Esse mês não tem dica de Enem, mas o espaço foi muito bem aproveitado para falarmos do nosso vídeo sobre o dia do Congregacionalismo no Brasil. Mais uma super participação de nossa querida Eldir, falando o Encontro de Mulheres. A nossa irmã Damares partiu para o Senhor, fique sabendo como ela atuou na nossa 34ª Região. Ah! Dica cultural e tem mais... Só é conferir. Sem mais delongas, podem baixar, compartilhar, enviar por email... o "Se Liga!" é todo nosso!
"Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar" Gênesis 2.15
A Bíblia está cheia de provas de que o Criador tem total interesse em cuidar e preservar sua criatura. E o ser humano é tão egoísta que quando pensa no cuidado de Deus só pensa em si. Mas precisamos nos lembrar que antes de ter criado a humanidade, Deus criou todo um sistema perfeito que abrangia fauna e flora. O Senhor colocou o homem lá não só para cultivar e tomar como mantimento, mas também para cuidar, preservar. Muito diferente do que a maioria pensa, a sustentabilidade não está somente relacionada ao cuidado com animais e plantas, mas também com o uso consciente da energia, da água, e consequentemente, dos recursos financeiros. Desligue a luz, ventilador, ou qualquer outro equipamento que não será mais utilizado no momento ao se ausentar do ambiente. Feche a torneira enquanto escova os dentes ou enquanto passa detergente/sabão/o que quer que você use pra lavar louça . No banho, desligue o chuveiro enquanto passa shampoo ou sabonete. Guarde os papéis de bombom (ou de qualquer outra coisa! rs) para jogar na lixeira. Enfim, essas são medidas bem conhecidas e simples. Você conhece outras também? Conte-nos nos comentários. Cristo nos chama para sermos a diferença em todas as áreas da sociedade, e a sustentabilidade está nesse meio. E aí, topa? ;)
Ênedy Fernandes
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
Eclesiastes 12:1
Ainda na vibe de Eclesiastes (rs), nós vemos o pregador nos recomendando lembrar do nosso Criador durante a nossa mocidade, e como lembrar dAquele que nos sustenta e não querer agir em prol de Seu Reino? Na 12º semana do #Desafio_FEMEC34, queremos refletir sobre o cristão "de banco", aquele que só vem nos cultos, senta, se levanta, conversa um pouco com a galera (se é que conversa!) e vai embora. O Pregador de Eclesiastes nos adverte a, enquanto tivermos vigor, força, não sermos cristãos de banco! Pois, quando já não tivermos mais a saúde e força necessária para servir ativamente no Reino, iremos olhar para trás e ver que podíamos ter feito (muito!) mais. TUDO que Deus nos dá tem um propósito, e certamente ele não nos dá entendimento das Escrituras para guardar para nós, não nos dá um emprego para enriquecimento, não nos dá nada para ficarmos para nós. Recebemos de graça, de graça daremos! Essa semana Deus nos desafia a sair da zona de conforto e ser a diferença na nossa congregação, não se conforme somente em ir aos cultos, levante-se do banco e sirva os seus irmãos!
Ênedy Fernandes
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
Então disse aos seus discípulos: "A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da seara que envie trabalhadores para a sua seara". Chamando seus doze discípulos, deu-lhes autoridade para expulsar espíritos imundos e curar todas as doenças e enfermidades.Mt. 9. 37-38 e 10:1
Agradecemos a Deus pelos 159 anos de Congregacionalismo no Brasil. É comum que nestes dias sejamos levados a olhar para o nosso passado e termos o nosso coração cheio de alegria no Senhor pelo cuidado que Ele tem tido pelos seus aqui em nossa nação. Sim, é um momento de celebrar!
No entanto, desde os tempos de Cristo, a realidade nunca foi diferente ao olharmos para os campos. São poucos os trabalhadores, e nós que devemos rogar ao dono da seara que envie mais trabalhadores. Porém, é preciso observar um fato que marca a virada do capítulo 9 para o 10 do evangelho de Mateus: os discípulos, de expectadores da missão, passaram a ser colaboradores. Que revolução!
Observem o texto que o Pr. Eliezer nos mandou:
Jovens mais dedicados ao Senhor.
Jovens que tem um compromisso firme e sério com Deus, fazendo toda diferença neste mundo.
Jovens fortes que podem lutar contra o mal e prevalecer.
Jovens vibrantes, movidos e motivados pelo poder do Espírito Santo.
Jovens que não medem distâncias nem esforços para servir Àquele que nos salvou.
Jovens livres para adorar e perdoar.
Jovens livres das armadilhas e artimanhas do mal.
.
Jovens que sejam as respostas das nossas orações para suprirem os campos que branquejam para ceifa.
Jovens crentes, sem vacilar, sem desviar nem para direita, nem para esquerda, mesmo que caiam mil ou dez mil.
Jovens com famílias abençoadas por Deus. Uma Igreja, denominação, precisa de jovens que queiram mudar a história, aprimorá-la, e enriquecê-la. Deus abençoe a nossa mocidade, a mocidade congregacional do Brasil, sou parte ativa dela.
Ouvi de um antigo pastor: "SEJA UM JOVEM PRA FRENTE, MAS NÃO DEIXE DEUS PRA TRÁS".
Essa é nossa esperança para o futuro do Congregacionalismo nas nossas Uniões. A nossa FEMEC34, numa data tão importante para todos nós, Congregacionais, nos desafia a olhar também para o presente e o futuro. Que possamos ir muito além das ideias, da emoção e das palavras. Sejamos resposta de oração, sejamos os trabalhadores pelos quais tantos clamam ao Senhor! Agradecemos a todos que cooperaram com o envio dos videos. Deus Seja Louvado!
mp
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
Irmãos, Paz e Graça! Sobre a celebração dos 159 anos de congregacionalismo no Brasil, estamos pedindo a todos que puderem gravar um vídeo (pequeno, pode ser pelo celular mesmo) ou enviar uma mensagem, que participem conosco desta grande festa. A ideia é simples, basta responder a seguinte pergunta: "O que eu quero para a minha denominação nos próximos 159 anos?" Envie a mensagem para o email femec34@gmail.com com o (micro) texto, link ou o próprio vídeo até às 18:00hs do dia 18/08/2014. Outra possibilidade é pelo WhatsApp (071 91659701).
Ponde-vos também agora aqui, e vede esta grande coisa que o Senhor vai fazer diante dos vossos olhos. 1 Samuel 12:16
mp
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!
O autor de Eclesiastes estava certo: passar por certas situações sozinho é bem complicado. Por mais independente que seja, existem momentos em que ter com quem desabafar ou de quem ouvir conselhos é extremamente importante. Quem não fica mais aliviado em saber que existe alguém com quem contar... Alguém que vai lhe dar suporte e orientação quando a sua visão sobre a vida e os problemas ficar embaçada? Na nossa vida como cristãos, a comunhão é extremamente importante. Jesus estabeleceu sua igreja e recomendou que fossemos um, assim como ele mesmo era com Deus (João 17.21). Ainda assim a convivência pode ser difícil, e a mesma exige sacrifícios (Paulo exortava a nos “suportamos” em amor, lembra?! rs). Talvez por esse e por outros motivos, alguns líderes preferem o distanciamento do coletivo. E pode até ser que essa pareça ser a saída mais simples. Mas além de ir de encontro com o que Cristo nos orienta, abrir mão da comunhão com os irmãos de fora pode trazer consequências dolorosas... porque juntos somos mais fortes! Nas horas difíceis, todo apoio vale de suporte onde se amparar. Nessas horas as orações, os conselhos e até mesmo as intervenções podem fazer com que a história tome um outro rumo. Por isso, ore para que os nossos pastores e igrejas que se encontram isolados voltem a nossa comunhão. Por que é nela que nós nos conhecemos, nos edificamos e aprendemos a viver como Corpo. Peça a Deus que sejam abertos os seus olhos, e que seus corações sejam aliviados de qualquer peso que cause esse distanciamento. Viver juntos nem sempre é simples, mas é necessário!
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” Eclesiastes 4:9-10
Patrícia Rodrigues
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!