terça-feira, 8 de outubro de 2013

Existencialidade Humana



Comer e beber são umas das necessidades mais básicas para o ser humano, e Deus o criou assim, de forma que o próprio Senhor era quem supria diretamente essas necessidades do homem:
Para a fome de Adão Deus deu frutos, para a sede a água e para o coração o Senhor providenciou a Mulher.
Gênesis“1.29   E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.2.18   Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.”
No entanto, após o pecado do homem essas necessidades se tornaram exacerbadas e até acrescentadas. 
(veja que imediatamente após pecarem ele coseram para si folhas de figueira para se vestir, sentiram a necessidade de se proteger)
“3.7   Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.”
Todas essas coisas passaram a ser crucialmente existenciais; tornando-se o comer, beber e se vestir necessidades a serem supridas que seriam indispensáveis para a sua sobrevivência na terra. 
O homem acabara de deixar de viver para arduamente sobreviver, pois agora fora por Deus responsabilizado de manter-se vivo ate que a morte inevitavelmente chegasse a ele.
Pois aquilo que era apenas uma vontade interna para uma satisfação do prazer de comer e beber, logo passou a ser um veiculo da morte, se não satisfeito, 
Embora agora todo ambiente a volta possuísse esses veículos, tornando as necessidades para existência ainda mais acentuadas na vida do homem.
Por isso Declarou-lhes, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6.35  

Podemos continuar a conversa nos comentários ;)

Edson Lapa é membro da UMEC de Iramaia/BA

O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário