A Reforma Protestante é um tema muito importante e delicado. Ainda hoje contém traços que não são totalmente esclarecidos e, até mesmo por isso, ela é estudada durante semestres em faculdades, sem contar que são elaboradas teses de mestrados e até mesmo doutorados. Portanto, não faremos um tratado, "mas uma ‘mensãozinha’ não tem problema, não é todo mundo que tem consciência da importância da reforma na nossa história"
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:14-15
Temos a plena certeza que os frutos da Reforma Protestante são grandiosos. Ela influencia as nossas vidas até hoje, e é até mesmo possível afirmar que a Reforma contribuiu para a formação do mundo moderno. Mas é claro que não foi algo que se iniciou de "uma noite para o dia" em 31 de outubro de 1517. Vários movimentos ocorreram antes de Matinho Lutero pregar as 95 teses na porta da Igreja de Wittenberg/Alemanha (acredita-se que essa era uma atitude normal de publicação naqueles tempos, algo mais ou menos parecido com os nossos outdoors). A imprensa teve um papel importante, a divulgação dos materiais dos reformadores contribuiu muito com o crescimento do interesse geral.
A reforma protestante veio combater tradições que predominavam a mais de 1.000 anos, e não podemos esquecer que havia todo um interesse político envolvido
Agora é conosco! O feito dos reformadores foi grandioso, Deus usou a vida deles de maneira maravilhosa, entretanto, devemos não apenas contemplar o que foi feito, mas buscarmos ser a transformação do mundo Hoje. Queremos te incentivar a buscar mergulhar no conhecimento da Palavra de Deus, estudar lições da Escola Bíblica, cultos de doutrina e dedicar tempo durante o dia à leitura de materiais edificantes para a eternidade. (nem quero fazer referência com o nosso FÓRUM JOVEM: Enfrentando as DIFICULDADES nas nossas UMECs u.u ) rs!
Precisamos ter a convicção de que o mesmo Deus que operou antes da criação do mundo é o mesmo de hoje e sempre. Ele não muda, mas nós sim que devemos buscar andar nos caminhos dEle, Só assim cumpriremos o nosso propósito aqui e iluminaremos a nossa geração com a Luz de Cristo!
Obs¹: Quem se interessar, se aprofunda no assunto!
Obs²: Podemos continuar a conversa nos comentários ;)
Marcos Paulo é membro da UMEC da IEC Federação (Salvador)
O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!