quarta-feira, 8 de março de 2017

SOS SERTÃO Por Camilla Alves


Olá! A paz do Senhor Jesus.

Irmãos, venho por meio desta carta, compartilhar algumas das muitas experiências dos 7 dias que estive no sertão brasileiro da Bahia (Heliópolis) e de Sergipe (Poço Verde).


Durante a viagem missionária, Deus me deu a oportunidade de trabalhar com as crianças, podendo viver experiências novas e maravilhosas em cada povoado. Poderia contar vários momentos impactantes que tive lá, mas deixaria o texto longo e cansativo, por isso, irei relatar apenas dois (por ética, não citarei os nomes as crianças).

O coração vazio.

Estávamos em uma praça desenvolvendo normalmente o nosso trabalho com as crianças, mas, para a minha surpresa, vi um garoto (de uns 5 anos, no máximo) com os olhos cheios de lágrimas. Naquele momento não entendi o real motivo dele estar assim, conversei rapidamente com ele, mas coloquei-o novamente em seu lugar. Passada a programação o chamei a sós e perguntei o motivo dele estar chorando, ele respondeu apenas que tinha achado a música bonita. Insisti mais pouco e para a minha surpresa ele disse, com lágrimas nos olhos, que sabia que tinha um vazio no coração (exatamente com estas palavras). Naquele momento expliquei o plano da salvação e ele aceitou Jesus. Meus olhos brilharam de alegria, pois naquele instante pude sentir o Espírito Santo preenchendo aquele pequeno coração. 

Amor, o melhor alimento.

No penúltimo dia de ida aos povoados, tivemos de entrar em uma casa abandonada, com odor horrível, para conseguirmos realizar o trabalho com as crianças, mas graças a Deus fluiu tudo bem. Neste meio tempo, liberamos as crianças para almoçarem, pois já estava bem tarde, mas percebi que um garoto não tinha ido para casa. Perguntei se iria almoçar, mas ele me respondeu que não sabia. Foi então que percebi a sua necessidade! Fiz uma sacola de lanches e dei para ele. Naquele momento um sorriso de instalou em seu rosto, foi instantâneo, mas se você acha que foi por causa do lanche, está engando!  Mais tarde, quando o nosso almoço chegou, dividi também minha quentinha com ele... Seu sorriso continuava ali toda vez que ele me olhava! Quando estávamos já no ônibus para irmos para a base, as crianças continuavam do lado de fora como se estivessem implorando, FIQUEM! Desci do ônibus e quando abracei aquele mesmo garotinho, ele deitou no peito e chorou, chorou muito. Ele não me disse nada, e nem precisava, eu sabia que aquele choro não era pelo alimentou, mas a falta que ele teria de mim em sua vida. Naquele momento meu coração foi dividido, pois uma parte ficou lá com ele, e com todos os outros.

Bem, quando ouvimos falar no sertão, logo vem à lembrança a falta d’água, solo rachado, animais mortos, casas abandonadas por seus moradores e etc... Infelizmente, é exatamente esse conjunto de ideias que retratam a situação calamitosa desta sub-região da Região Nordeste, mas a lição que fica para mim, depois desses dias, é que a maior falta no sertão não é de alimento ou água, mas de amor.  Eles estão sedentos de amor e nós, enquanto cristãos, precisamos levar amor. 

Eu oro para que o Espírito Santo incomode a cada cristão para amar essas pessoas, para que a cada dia novos missionários sejam despertados para esta missão, que não é fácil, é extremamente cansativa, mas recompensadora, pois a cada nova vida rendida aos pés de Jesus, a força e o ânimo são renovados, e há festa no céu e na terra.

Além disso, irmãos, peço que vocês possam contribuir com seu tempo, disposição, trabalho e doações. Nesses trabalhos do SOS sertão, são doadas roupas, cestas básicas, kits de higiene e lanche, e são oferecidos serviços de corte de cabelo, manicure, tratamentos básicos (glicemia, pressão...), entre outros. Tudo isso é feito através de doações, pois não há ajuda de políticos de nenhuma ordem. 

Quanto a mim, depois de tudo que vivi nas idas aos povoados e de tudo que o Senhor falou ao meu coração, o meu desejo não poderia ser outro... continuarei fazendo viagens missionárias para o Sertão ao longo deste ano, permitindo o Senhor! E peço que possamos continuar perseverantes nas orações.
Deixarei, por fim, uma reflexão para os irmãos:
O amor é a expressão mais clara do caráter de Deus! Quando Jesus deu a Seus seguidores o novo mandamento do amor, Ele não estava acrescentando mais uma regra a longa lista das leis do Antigo Testamento. Na verdade, estava nos pedindo que expressássemos o coração de Deus aos outros. (João 13; 4-8)

Com o coração transbordante de alegria, 
Camilla Alves
(IEC Federação | Salvador/BA)
Separei algumas imagens:













O SENHOR É A NOSSA FORÇA, O NOSSO CÂNTICO E A NOSSA SALVAÇÃO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário