terça-feira, 3 de maio de 2011

Sim, falso peso!

“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.” 1 João 5.3

Lembro de quando era criança e minha mãe dizia: vá escovar os dentes. Eu retrucava: espera um pouco mãe, deixa acabar o desenho. Sua falta de paciência me fazia escovar os dentes bravo, pois era contra a minha vontade. E quando precisava tomar remédio então... Como sulfato ferroso é ruim! Cresci mais e adquiri outras responsabilidades. Minha mãe trabalhava e eu ficava em casa; tinha de lavar pratos; não gostava, mas lavava. Era um fardo para mim, mas se eu não escovasse os dentes, teria cárie; se não tomasse o remédio, não melhoraria; se não lavasse os pratos, não teria pratos limpos para usar depois. Eu não compreendia, mas minha mãe não mandava eu fazer as coisas para si, mas para meu próprio bem.

Assim também é com os mandamentos do Senhor. É o maior erro quando pensamos que Deus nos dá ordens por que quer exercer sua autoridade, mostrar quem realmente manda no pedaço. Deus não é um ditador que se diverte às nossas custas nos mandando fazer coisas que não precisamos fazer. Na primeira vez que li o versículo 3 do capítulo 5 da 1ª carta de João, pensei: “Ôxe! Como assim não são pesados?” (Esse “ôxe” é o baianês mesmo. rs). Mas realmente não são pesados. Nós é quem colocamos peso onde não tem, pois a nossa natureza é terrível! Se Deus nos dá mandamentos, é porque precisamos cumpri-los para a nossa saúde espiritual, para a nossa comunhão com Ele e para o nosso bem viver em sociedade também. Enfim, cumprir Seus mandamentos nos leva a uma vida pura e a uma alegria verdadeira.

Enquanto não enxergarmos dessa forma, vamos continuar a nos sentir cansados ao levar o leve fardo, pois continuaremos a colocar um peso fictício. Uma vida de oração se torna necessária para conseguirmos pensar, sentir e agir de modo diferente e, dessa forma, teremos a certeza que João teve ao escrever o conhecido versículo: “...Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o malígno.”1 João 2.14

A Paz de nosso Jesus.

Um comentário:

  1. èssa é a ideia! ;)
    Que a cada dia nos levantemos com a certeza de que Deus é bom e tudo o que Ele faz é bondade, mesmo que não compreendermos, o nosso adversário, o malígno, já o vencemos através em Cristo, só resta a ele tentar nos enganar, como fez com Eva mas somos mais que Eva, somos a Noiva!
    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11:30 Essas são as Palavras do Caminho, da Verdade e da Vida!
    ... poderia ficar falando mais, mas...rsrs
    Forte Abraço!

    No amor do Mestre.
    Frutificando!!

    Paz e Graça
    Somos Sal
    Somos Luz!

    ResponderExcluir